Novo apoio à eficiência energética para famílias vulneráveis entra em vigor em junho
O E-Lar, programa dirigido a famílias vulneráveis e com o objetivo de melhorar a eficiência energética nas casas, vai ter início no próximo mês.
O programa de apoio E-Lar, que quer promover a eficiência energética nas casas, vai ter início no próximo mês de junho, informou, esta quinta-feira, o ministério do Ambiente, através de um comunicado.
O programa pretende promover o conforto térmico nas habitações através da substituição de eletrodomésticos ineficientes e de equipamentos a gás por equipamentos elétricos mais eficientes e sustentáveis. É dirigido, em particular, a famílias vulneráveis, isto é, aos beneficiários da tarifa social de energia e de prestações sociais mínimas.
Para concretizar este objetivo, o programa conta com um financiamento total de 100 milhões de euros, dos quais 90 milhões provêm do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e 10 milhões do Fundo Ambiental.
O E-Lar deverá estar em vigor durante um ano, até junho de 2026, data na qual vai ter início outro programa, o Fundo Social para o Clima. Este instrumento terá uma dotação de 1,6 mil milhões de euros, “assegurando um apoio estruturado e de largo alcance à justiça social na ação climática”, lê-se no comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novo apoio à eficiência energética para famílias vulneráveis entra em vigor em junho
{{ noCommentsLabel }}