EDP vende totalidade da central a carvão de Pecém no Brasil
Primeiro foram 80% vendidos em 2023 e agora os restantes 20%. EDP vai encaixar 31,15 milhões de euros com a operação que marca a saída da elétrica portuguesa do negócio do carvão no Brasil.
A EDP vendeu à Diamante Geração de Energia a participação de 20% que ainda detinha na central a carvão de Pecém, no Estado do Ceará, por 31,15 milhões de euros, uma operação que marca a a saída total da EDP do negócio do carvão no Brasil.
A EDP, S.A., através da sua subsidiária EDP – Energias do Brasil S.A., integralmente detida, celebrou um contrato de compra e venda com a Diamante Geração de Energia Ltda. para a venda da participação de 20% que detém na sociedade Pecém Geração de Energia S.A.”, lê-se na nota ao mercado publicada esta segunda-feira.
A venda foi realizada por “0,20 mil milhões de reais” que à taxa de cambio desta segunda-feira, equivale a 31,15 milhões de euros. No entanto, esta contrapartida está ainda “sujeita à verificação, até à data de conclusão da transação, de condições suspensivas regulatórias e outras condições habituais para uma operação desta natureza”, explica o mesmo comunicado.
“Após esta alienação, a EDP deixará de deter qualquer participação em Pecém”, acrescenta ainda a elétrica liderada por Miguel Stilwell.
A EDP começou por vender 80% da central a carvão de Pecém a um grupo de investidores brasileiros, a 20 de setembro de 2023, sendo que o acordo tinha prevista a ainda a opção de venda dos restantes 20% até ao final do contrato de longo prazo para o fornecimento de energia (powerpurchase agreement, ou PPA), ou seja até 2027.
A central a carvão, avaliada em 366 milhões de euros (1,9 mil milhões de reais), está localizada no porto de Pecém no estado do Ceará, no Brasil, e tem uma capacidade de 720 megawatts (MW). “Desempenha um papel importante no apoio à segurança do fornecimento de eletricidade à região Nordeste do Brasil”, explicava a EDP na nota ao mercado quando vendeu 80% da central. Acrescentando que naquela região “o consumo de eletricidade e a capacidade de produção de energia renovável “têm vindo a crescer de forma constante”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP vende totalidade da central a carvão de Pecém no Brasil
{{ noCommentsLabel }}