“Vamos duplicar o Banco de Fomento este trimestre”, diz Gonçalo Regalado
Linha para os exportadores no valor de 3,5 mil milhões ainda aguarda luz verde de Bruxelas. Gonçalo Regalado reclama maior influência de Portugal nas instâncias europeias.
O CEO do Banco Português de Fomento (BPF), Gonçalo Regalado, acredita que vai conseguir “duplicar” o tamanho do banco durante este trimestre. “Quando recebemos o banco tínhamos cerca de três mil milhões de euros de garantias outstanding. Acredito que as vamos ampliar este trimestre, e que vamos estar muito próximos de duplicar de balanço este trimestre”, revelou Gonçalo Regalado na Money Conference, organizada pelo Diário de Notícias. O gestor chegou ao Banco de Fomento em janeiro.
Sobre a linha para os exportadores anunciada pelo Governo para ajudar as empresas a enfrentar a turbulência causada pelas tarifas, Gonçalo Regalado sublinhou a necessidade de ter esse apoio disponível no imediato – apesar de ainda aguardar aprovação da Comissão Europeia.
“É já que ela tem de chegar ao mercado. Na sexta tínhamos uma ameaça de 50% sobre todos os produtos europeus e hoje sabemos que o que mudou foi o dia 1 de junho, agora é no dia 9 de julho. Mas não sabemos como vai ser no dia 15 de junho, sabemos que estamos sob ameaça”, referiu o líder do Banco de Fomento.
Nesse sentido, reclamou que Portugal deve trabalhar no sentido de reforçar a sua presença nas instâncias europeias, porque França, exemplificou, conseguiu disponibilizar uma linha para o setor dos vinhos e espumantes mais rapidamente porque “tem influência, poder e gestão direta na Comissão”.
“Vejam o número de franceses que estão ao serviço na Comissão e têm influência. Nós não temos isso e isso é uma falha de Portugal grave. É preciso ter influência nos organismos europeus e ter capacidade em Portugal de dizermos ‘fazemos tudo desde que” e não fazermos tudo ‘e mais o que’”, afirmou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Vamos duplicar o Banco de Fomento este trimestre”, diz Gonçalo Regalado
{{ noCommentsLabel }}