Cabo Verde lança última fase de privatização parcial da CV Handling

  • Lusa
  • 26 Maio 2025

Swissport (Suíça), Aviator (Suécia), Menzies (Escócia) e Çelebi (Turquia) foram "formalmente convidados a apresentar propostas vinculativas".

O Governo cabo-verdiano anunciou esta segunda-feira a terceira e última fase do processo de privatização parcial da Cabo Verde Handling, empresa de assistência aos sete aeroportos e aeródromos do arquipélago.

“Foram formalmente convidados a apresentar propostas vinculativas os candidatos previamente qualificados na segunda fase do concurso”, Swissport (Suíça), Aviator (Suécia), Menzies (Escócia) e Çelebi (Turquia).

O Governo expressou a intenção de “reforçar o compromisso com a boa governança, transparência e atração de parceiros” com experiência internacional, capacidade técnica e visão estratégica para o setor. A aposta pública no setor aeroportuário acompanha o crescimento do turismo que, em 2024, atingiu o recorde de 1,2 milhões de hóspedes, maioritariamente europeus com destino às ilhas do Sal e Boa Vista.

A CV Handling foi criada em 2014 e é a única operadora licenciada para prestar serviços de assistência ao transporte aéreo em Cabo Verde, mantendo a exclusividade, até que cada aeroporto atinja um movimento superior a dois milhões de passageiros ou 25 mil toneladas de carga.

Com um capital próprio de 9,6 milhões de euros e 498 trabalhadores, a empresa registou um volume de negócios de 16 milhões de euros em 2024 e prevê atender 2,3 milhões de passageiros em 2030. “A conclusão deste processo contribuirá para consolidar a Cabo Verde Handling como eixo estruturante do hub aéreo nacional e vai fortalecer a execução da Agenda de Privatizações 2022–2026”, concluiu.

Em paralelo, o Governo concessionou, em 2023, o serviço público aeroportuário à Cabo Verde Airports, firma do grupo Vinci, com o objetivo de expandir e modernizar os quatro aeroportos internacionais (Boavista, Praia, Sal e São Vicente) e três aeródromos (Fogo, Maio e São Nicolau) com um plano de investimentos a 40 anos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cabo Verde lança última fase de privatização parcial da CV Handling

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião