Lesados do Banif reúnem-se com CMVM no dia 16

  • ECO
  • 7 Agosto 2017

Os lesados querem pressionar a CMVM para que esta exija ao Banif e ao Santander a entrega de documentação sem a qual não pode concluir se houve, ou não, venda fraudulenta de produtos financeiros.

A Associação dos Lesados do Banif (Alboa) vai ser recebida pelos responsáveis da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no dia 16 deste mês. A informação é avançada pelo Expresso e foi confirmada pelo ECO. As duas partes vão discutir as reclamações entregues à CMVM pelos lesados, que se queixam de venda fraudulenta.

A reunião é marcada depois de, na semana passada, António Vieira Monteiro, presidente executivo do Santander Totta, ter dito que o banco que ficou com os ativos do Banif não tem obrigação de ressarcir os lesados. “Porque é que seremos nós a ter de pagar aquilo que não fizemos?”, questionou o banqueiro, lembrando que foi por “decisão pública” que os obrigacionistas subordinados fossem retirados da proposta apresentada pelo Santander Totta.

Recorde-se que o Santander comprou um conjunto de ativos do Banif (incluindo depósitos, contratos de crédito, títulos e agências) por 150 milhões de euros, no final de 2015. Na sequência desta medida de resolução, os obrigacionistas subordinados do Banif avançaram com reclamações, junto da CMVM, acusando o Banif de ilegalidades na comercialização de instrumentos financeiros. Em junho deste ano, a CMVM já tinha recebido quase mil reclamações envolvendo o Banif.

Contudo, o regulador do mercado exige ter acesso a uma série de documentos para poder analisar estas queixas. Cabe agora ao Santander entregar estes documentos ao Banif S.A., para que este possa reencaminhá-los para a CMVM, mas o banco liderado por Vieira Monteiro ainda não o fez.

É sobre estas reclamações que a reunião entre a Alboa e a CMVM irá debruçar-se. Segundo o Expresso, os lesados pretendem pressionar o regulador para que este exija aos bancos a documentação em falta, sem a qual a CMVM não poderá concluir se houve, ou não, venda fraudulenta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lesados do Banif reúnem-se com CMVM no dia 16

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião