Dortmund acelera 8% depois da venda de Neymar. Vem aí novo negócio de milhões?

  • Juliana Nogueira Santos
  • 7 Agosto 2017

As ações do clube alemão somam ganhos desde os rumores da transferência de Neymar para o PSG. Estará para breve um negócio de milhões entre o Barcelona e o Dortmund?

As ações do clube alemão Borussia Dortmund estão em alta desde o negócio de 222 milhões de Neymar. Os rumores da venda do ponta de lança brasileiro ao Paris Saint German (PSG) começaram no passado dia 2 e, desde esse dia, o Dortmund já acumulou ganhos de 8% em bolsa. Mas, se Neymar saiu do FC Barcelona para o PSG, como é que o Dortmund está a ganhar?

Na calha pode estar um novo negócio de milhões, desta vez favorável ao clube alemão. Segundo avançou este fim de semana o L’Equipe, o FC Barcelona poderá utilizar 100 milhões dos 222 que recebeu por Neymar para comprar o seu substituto ao Dortmund. O escolhido será Ousmane Dembélé.

No ano passado, o Borussia comprou Dembélé por 15 milhões de euros. Se a compra se efetivar, resultará numa valorização de mais de 600% do jogador, que, na época passada, marcou seis golos, assistiu 12 e fez parte da equipa do ano da liga alemã. As ações do Dortmund fecharam a sessão desta segunda-feira a valorizarem 2,97% para 6,44 euros.

Negócio de Neymar rodeado de perguntas

A venda de Neymar ao PSG por 222 milhões de euros — o valor da sua clausula de rescisão — bateu recordes, tendo sido considerada a mais cara da história do futebol profissional. Com ela surgiram também várias questões em relação ao cumprimento das regras de fair play financeiro.

Segundo o site da UEFA, “em termos rigorosos, os clubes podem gastar até mais cinco milhões de euros do que ganham por período de avaliação (três anos)”. Contudo, existe margem para exceder este limite, “se ele estiver inteiramente coberto por uma contribuição/pagamento por parte do(s) dono(s) do clube ou entidade envolvida”, para não acumular dívida insustentável. Para a época de 2017/2018, o limite é de 30 milhões de euros.

Questionado pela agência noticiosa espanhola EFE, o responsável da UEFA pelo fair play financeiro, Andrea Traverso, considerou esta semana que “o impacto potencial da contratação de Neymar pelo PSG terá efeitos na economia do clube durante anos”. Contudo, ressalvou que “é complicado avaliar este tipo de operação, uma vez que a UEFA desconhece os planos do clube”.

Para não restarem dúvidas, o clube catalão decidiu levar perante os responsáveis da UEFA todos os detalhes do negócio para que, segundo fontes do próprio, “possam apurar as responsabilidades disciplinares que possam derivar deste caso”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dortmund acelera 8% depois da venda de Neymar. Vem aí novo negócio de milhões?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião