Rendas sobem mais de 1% no próximo ano

  • ECO
  • 11 Agosto 2017

Se quiserem aumentar as rendas, os senhorios terão de avisar os inquilinos por carta registada, com uma antecedência mínima de 30 dias face à data de atualização.

As rendas deverão ser atualizadas em mais de 1% no próximo ano, um ritmo de crescimento que já não se verificava desde 2013. Os cálculos são feitos pelo Público, com base na variação dos últimos 12 meses do Índice de Preços do Consumidor, sem habitação, divulgado na quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O valor final do coeficiente utilizado para a atualização das rendas, relativo a agosto, só será divulgado em setembro, mas os dados já publicados permitem calcular que o aumento das rendas deverá rondar 1,1% em agosto.

Assim, uma renda de 300 euros mensais poderá ser aumentada em três euros. Já uma renda de 600 euros poderá ser aumentada em seis euros.

Só depois de o INE comunicar o coeficiente de atualização das rendas, em setembro, é que este dado é publicado em Diário da República, até 30 de outubro. Só a partir daí é que os senhorios podem comunicar o aumento de rendas. Os senhorios não são obrigados a fazer a atualização das rendas. A fazê-lo, têm de notificar o inquilino por carta registada com aviso de receção, com uma antecedência mínima de 30 dias face à data de atualização.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rendas sobem mais de 1% no próximo ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião