PwC multada em mais de cinco milhões no Reino Unido
Regulador britânico aplicou à PwC a maior multa de sempre devido a falhas na auditoria às contas do grupo RSM Tenon.
A PricewaterhouseCoopers foi multada em 5,1 milhões de libras (5,58 milhões de euros) por falhas na auditoria ao grupo RSM Tenon, naquela que foi a maior multa alguma vez aplicada pelo regulador britânico.
O Financial Reporting Council anunciou a multa esta quarta-feira, juntamente com penalizações contra Nicholas Boden, parceiro sénior da PwC. As falhas da multinacional estão relacionadas com auditorias às contas da RSM no ano terminado em junho de 2011. A RSM é uma consultora que fornece serviços de aconselhamento fiscal e de risco.
Esta multa recorde surge três meses depois de a PwC ter sido protagonista de outra multa histórica devido às falhas verificadas na auditoria da Connaught, que entrou em processo de insolvência em 2010. O Financial Reporting Council aplicou uma multa de cinco milhões de libras ao auditor em maio, sendo na altura a maior sanção de sempre aplicada a uma empresa de auditoria.
“Lamentámos que alguns aspetos da auditoria levada a cabo em 2011 tenham ficado aquém dos padrões profissionais”, referiu a empresa em reação à decisão do regulador britânico. “Estamos de forma continuada a rever e a atualizar os nossos processos de auditoria em resposta a avaliações internas e a conclusões de inspeções externas”, acrescentou ainda.
O Financial Reporting Council informou que multa aplicada à PwC teria sido de seis milhões de libras se a auditora não tivesse chegado a um acordo para a resolução deste processo.
O regulador indicou ainda que o processo contra o anterior diretor financeiro da RSM, Russell McBurnie, vai continuar.
"Lamentámos que alguns aspetos da auditoria levada a cabo em 2011 tenham ficado aquém dos padrões profissionais. Estamos de forma continuada a rever e a atualizar os nossos processos de auditoria em resposta a avaliações internas e a conclusões de inspeções externas.”
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PwC multada em mais de cinco milhões no Reino Unido
{{ noCommentsLabel }}