PCP e Governo discutem novo aumento extra das pensões

  • ECO
  • 22 Agosto 2017

Depois do aumento extraordinário das pensões em agosto, o PCP e o Governo discutem a possibilidade de um novo aumento extra no próximo ano.

A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios que falou com João Oliveira, no dia em que o líder da bancada parlamentar comunista reuniu-se com o Governo para discutir o Orçamento do Estado para 2018.

Estamos a discutir a possibilidade de ir além do aumento previsto na lei da atualização das pensões. O aumento extraordinário de 2017 não deve ser um episódio isolado”, afirmou João Oliveira em declarações ao jornal [acesso pago], acrescentado que estão a ser ponderadas “soluções”, embora não as tenhas detalhado.

O aumento das pensões está indexado à inflação e à evolução da economia, mas este ano o Governo dedidiu dar em agosto um aumento extra a dois milhões de reformados que, no conjunto das suas pensões, recebem até 631,98 euros (1,5 Indexantes dos Apoios Sociais).

O aumento não foi igual para todos. Os pensionistas que não viram nenhuma das suas pensões aumentar entre 2011 e 2015 tiveram direito a uma subida que perfez dez euros face ao valor total recebido em dezembro de 2016. Quer isto dizer que o aumento teve em conta a atualização que estas pessoas já tiveram em janeiro. Uma pensão que já cresceu 2,5 euros no início do ano, por exemplo, subiu 7,5 euros agora em agosto.

Já os pensionistas que recebam pelo menos uma pensão que tenha sido atualizada entre 2011 e 2015 tiveram direito a uma subida que perfez seis euros face ao valor total recebido em dezembro de 2016, contando, também aqui, com o aumento de janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PCP e Governo discutem novo aumento extra das pensões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião