Investidores focados em Jackson Hole. Wall Street sobe

Os índices norte-americanos abriram em terreno positivo depois de uma sessão manchada por um ultimato de Trump. Agora os investidores estão focados na política monetária.

As atenções passaram da política interna e externa de Trump para a política monetária dos governadores dos bancos centrais reunidos esta semana em Jackson Hole. O foco está sob os discursos de Janet Yellen, a presidente da Reserva Federal norte-americana, e de Mario Draghi, o presidente do Banco Central Europeu. Em causa está a retirada dos estímulos na economia de ambos os lados do Atlântico. As bolsas norte-americanas abriram a valorizar ligeiramente, depois de uma sessão de quedas.

O Dow Jones começou esta quinta-feira com uma valorização de 0,18% para os 21.815,67 pontos. Já o Nasdaq sobe 0,26% para os 6.294,47 pontos e o S&P 500 está a avançar 0,23% para os 2.448,51 pontos. Uma das cotadas que está a destacar-se é a Abercrombie & Fitch. As ações do grupo de lojas de roupa abriram a subir mais de 13% depois de ter revelado as suas contas do segundo trimestre. A empresa conseguiu ter perdas menores do que as esperadas pelos investidores.

Ainda não se sabe a agenda completa, mas existe a indicação de que Yellen e Draghi vão falar esta sexta-feira no Estado do Wyoming. Ainda assim, segundo a Bloomberg, os investidores não preveem que existem grandes novidades relativas à política monetária dos próximos meses. Jackson Hole é, por isso, apenas vista como uma distração das notícias da atual administração norte-americana, que têm causado polémica dia após dia.

Quanto à economia, foi divulgado mais um dado esta quinta-feira: os pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos subiram ligeiramente para os 234 mil na semana passada, avançou o Departamento do Trabalho norte-americano. Esta subida acontece depois de na semana anterior os pedidos terem atingido um mínimo de seis meses. Tinha sido o registo mais baixo desde fevereiro.

Na quarta-feira, as bolsas tinham sido penalizadas pelo ultimato de Donald Trump aos membros do Congresso. O presidente dos Estados Unidos quer ver aprovado o financiamento para a construção do muro entre os EUA e o México, tendo ameaçado com uma paralisação total do Governo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investidores focados em Jackson Hole. Wall Street sobe

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião