Maria João Ricou à frente da assembleia-geral do Haitong

• ECO
  • 24 Agosto 2017

A diretora-geral do escritório de advogados Cuatrecasas vem ocupar um lugar que está vago desde 2015. Já a Deloitte vai continuar a ser o Revisor Oficial de Contas até 2019.

Maria João Ricou assumiu a presidência da mesa da assembleia-geral do Haitong Bank, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. O banco também decidiu manter a Deloitte enquanto Revisor Oficial de Contas até 2019.

Foi no final do ano passado que o Haitong Bank informou o regulador de que não tinha procedido à nomeação do presidente da mesa da assembleia-geral, “na sequência da renúncia apresentada pelo seu anterior titular, com efeitos a partir de agosto de 2015”.

A diretora-geral do escritório de advogados Cuatrecasas vem agora ocupar esse lugar deixado vazio por Daniel Proença de Carvalho. Já Sara de Almeida Azevedo Begonha vai assumir o cargo de secretária da mesa da assembleia-geral, substituindo José Miguel Alecrim Duarte. A Deloitte mantém-se como Revisor Oficial de Contas até 2019.

O Haitong tem estado a renovar a equipa. O banco tentou contratar Pedro Rebelo de Sousa para integrar o conselho de administração, mas não foi bem-sucedido. O advogado e sócio da SRS Advogados terá sido indicado para presidente da mesa da Assembleia Geral do Millennium bcp e esta proposta estará diretamente relacionada com a decisão de não integrar a administração.

A instituição financeira também tentou contratar António Domingues, ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos, para ocupar um cargo de administrador não executivo, um convite que foi recusado pelo gestor.

O ECO recusou os subsídios do Estado. Contribua e apoie o jornalismo económico independente

O ECO decidiu rejeitar o apoio público do Estado aos media, porque discorda do modelo de subsidiação seguido, mesmo tendo em conta que servirá para pagar antecipadamente publicidade do Estado. Pelo modelo, e não pelo valor em causa, cerca de 19 mil euros. O ECO propôs outros caminhos, nunca aceitou o modelo proposto e rejeitou-o formalmente no dia seguinte à publicação do diploma que formalizou o apoio em Diário da República. Quando um Governo financia um jornal, é a independência jornalística que fica ameaçada.

Admitimos o apoio do Estado aos media em situações excecionais como a que vivemos, mas com modelos de incentivo que transfiram para o mercado, para os leitores e para os investidores comerciais ou de capital a decisão sobre que meios devem ser apoiados. A escolha seria deles, em função das suas preferências.

A nossa decisão é de princípio. Estamos apenas a ser coerentes com o nosso Manifesto Editorial, e com os nossos leitores. Somos jornalistas e continuaremos a fazer o nosso trabalho, de forma independente, a escrutinar o governo, este ou outro qualquer, e os poderes políticos e económicos. A questionar todos os dias, e nestes dias mais do que nunca, a ação governativa e a ação da oposição, as decisões de empresas e de sindicatos, o plano de recuperação da economia ou os atrasos nos pagamentos do lay-off ou das linhas de crédito, porque as perguntas nunca foram tão importantes como são agora. Porque vamos viver uma recessão sem precedentes, com consequências económicas e sociais profundas, porque os períodos de emergência são terreno fértil para abusos de quem tem o poder.

Queremos, por isso, depender apenas de si, caro leitor. E é por isso que o desafio a contribuir. Já sabe que o ECO não aceita subsídios públicos, mas não estamos imunes a uma situação de crise que se reflete na nossa receita. Por isso, o seu contributo é mais relevante neste momento.

Maria João Ricou à frente da assembleia-geral do Haitong