Portugal soma 12 mil milhões em fusões e aquisições este ano

  • Lusa e ECO
  • 16 Agosto 2017

São, ao todo, 214 transações no mercado de fusões e aquisições nacionais desde o início do ano. Em julho, destaque para a venda das Lojas Francas de Portugal, da TAP Air Portugal, à Vinci Airports.

O mercado de fusões e aquisições em Portugal já regista 214 operações desde o início do ano. Um valor que se traduz em 12 mil milhões de euros em transações, segundo o relatório mensal de M&A da Transactional Track Record. Só em julho, já foram registadas 37 transações, com destaque para o setor imobiliário. A venda das Lojas Francas de Portugal, da TAP Air Portugal, à Vinci Airports foi, segundo o mesmo estudo, a maior operação nesse período.

Segundo os dados, “de janeiro a julho de 2017, Portugal já soma 214 operações e valor total de 12 mil milhões de euros, um expressivo crescimento de 240% em relação ao mesmo período do ano passado”. Entre os vários setores, o imobiliário permanece como o mais ativo do ano, com um crescimento de 29% em relação ao ano anterior, com 36 transações realizadas no mesmo período.

De acordo com o relatório, se até 2016 os Estados Unidos eram o país que mais investia na aquisição de empresas portuguesas, em 2017 o cenário mudou e o destaque passou a ser a Espanha. “O vizinho ibérico já adquiriu, ao longo deste ano, 23 empresas em território nacional” e investiu 1,14 mil milhões de euros, refere. Os EUA registaram dez aquisições que totalizaram mais de 1,1 mil milhões de euros, enquanto o Reino Unido fez 11 aquisições com valor de 557 milhões.

Os investimentos de Portugal no mercado estrangeiro concentraram-se, por sua vez, na Grécia e França, onde o país fez as maiores aquisições do ano (500 milhões e 29 milhões, respetivamente). Por outro lado, em Espanha foram feitas quatro aquisições só nos sete primeiros meses de 2017, acrescenta.

“Transação do mês” vai para… Vinci Airports

Olhando apenas para julho, a “transação do mês”, segundo destaca o relatório, vai para a Vinci Airports, a empresa francesa que atua como gestora de aeroportos, e que concluiu nesse mês a aquisição de uma participação de 51% no capital social da LFP – Lojas Francas de Portugal, da TAP Air Portugal, com o valor da operação a fixar-se nos 15,6 milhões de euros.

O subsetor que mais se destacou no mês anterior, refere, foi o dos ‘Transportes, Aviação e Logística’, com cinco transações, seguidas dos segmentos ‘Financeiro’ e ‘Seguros e Distribuição e Retail’, que no acumulado do ano cresceram juntos 36%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal soma 12 mil milhões em fusões e aquisições este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião