Imobiliário puxa pelas fusões e aquisições nacionais

  • ECO
  • 16 Junho 2017

A maior operação anunciada no mês de maio foi a venda da Portitail, dona do Portimão Retail Center, à espanhola ORES Socimi.

O mercado de fusões e aquisições continuou a acelerar no mês de maio. Registaram-se 25 transações envolvendo empresa portuguesas, de acordo com o Relatório de M&A do Transactional Track Record (TTR), com o setor imobiliário a destacar-se. A venda do Portimão Retail Center à espanhola ORES Socimi foi, segundo o mesmo estudo, a maior operação nesse período.

As 25 transações realizadas no mês de maio traduzem-se num “crescimento expressivo” de 92%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Mas, em termos de valor das operações, houve um decréscimo. Entre as transações, nove destas valeram 352 milhões. Ou seja, uma queda de 3%. Já no total do ano, Portugal acumula 47 operações e 9,5 mil milhões. Ou seja, um crescimento de 254%.

No acumulado do ano, o subsetor que mais se destaca é o imobiliário, com 23 operações. “As transações no setor imobiliário representam um crescimento de 28%”, revela o relatório. Mas não é a única área a destacar-se pela positiva. O setor financeiro de seguros conta com 14 operações e um crescimento de 56%. A tecnologia regista o mesmo número de transações, mas regista uma queda de 18%. “Já no panorama mensal, destacam-se os subsetores Imobiliário e Turismo, Hotelaria e Restauração, ambos com quatro operações contabilizadas no mês de maio”, revela.

É também no setor imobiliário que se encontra a maior operação do mês, com a venda da totalidade do capital social da Portitail à espanhola ORES Socimi. Uma operação que custou 20 milhões de euros. A empresa portuguesa é dona do Portimão Retail Center, em Portimão.

“As assessorias jurídicas neste negócio foram feitas pelos escritórios Gómez-Acebo Pombo Portugal e Espanha (assessoraram Redevco e Ares Management) e Uría Menéndez – Proença de Carvalho (ORES Socimi)”, refere a TTR.

No acumulado do ano, o Mediobanca domina na assessoria financeira dos negócios envolvendo empresas portuguesas desde o arranque do ano, seguido do BBVA e Deutsche Bank. Na assessoria jurídica, a liderança pertence, de acordo com os dados da TTR, à Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados. A Vieira de Almeida e a Garrigues concluem o pódio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Imobiliário puxa pelas fusões e aquisições nacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião