El Corte Inglés diminui lucro anual mas bate recorde de vendas em Portugal

  • Lusa
  • 27 Agosto 2017

O El Corte Inglés reduziu o lucro em Portugal em 2016, passando de 19,2 milhões para 18 milhões de euros, embora tenha registado o maior volume de negócios em 15 anos de operação, foi hoje anunciado.

No dia em que as contas, encerradas em fevereiro, foram apresentadas em assembleia geral do grupo espanhol, em Madrid, foi comunicado o maior volume de negócios em Portugal, numa subida de 5,4% face ao ano anterior, chegando quase aos 453 milhões de euros.

Porém, os resultados líquidos atingiram os 18 milhões de euros, “ligeiramente abaixo dos 19,2 milhões do ano anterior”, justificados sobretudo pela “menor rentabilidade dos produtos financeiros e o aumento das amortizações”.

O resultado bruto de exploração (EBITDA) cresceu 2,9%, fixando-se nos 41,8 milhões de euros, enquanto as despesas de exploração e os custos atingiram os 411 milhões de euros, numa subida de 4,9%.

A nível dos novos desafios, a empresa afirma-se “empenhada na execução de um conjunto de novos projetos, já iniciados em 2016, que irão alterar substancialmente muitos dos seus departamentos e serviços, com a introdução de novos conceitos, marcas e produtos”.

A reforma irá decorrer nos departamentos de moda, alimentação e decoração, tendo as alterações já acabado nos departamentos de cultura e lazer.

Em termos globais, o lucro do grupo aumentou 2,4% para 162 milhões de euros, com o volume de negócios a mostrar uma subida de 2% nas vendas para 15.504,57 milhões de euros.

O EBITDA situou-se nos 981 milhões de euros, num crescimento de 7,5% na comparação com o ano anterior.

Por atividade, os grandes armazéns continuam a liderar, com uma faturação de 9.716,72 milhões de euros (mais 2,8%).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

El Corte Inglés diminui lucro anual mas bate recorde de vendas em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião