Harvey faz disparar gasolina para máximo de dois anos

  • Rita Atalaia
  • 28 Agosto 2017

O furacão Harvey, já convertido em tempestade tropical, levou ao fecho de várias refinarias no estado do Texas. Uma redução da atividade que provocou o disparo do preço da gasolina nos mercados.

Harvey, a maior tempestade nos EUA desde 2005, fez disparar os preços da gasolina para máximos de dois anos. O furacão, já convertido em tempestade tropical, fez pelo menos cinco mortos e dezenas de feridos na passagem por Houston, no Estado do Texas, inundando cidades e encerrando refinarias com capacidade para produzir 2,26 milhões de barris por dia. Já os preços do petróleo continuaram a negociar sem grandes alterações, com o West Texas Intermediate (WTI) perto dos 48 dólares.

Os combustíveis subiram 6,8% nos mercados, depois de a tempestade ter obrigado ao encerramento de oleodutos, o que limitou a chegada do crude ao Texas e deixou o porto de Nova Iorque sem gasolina. “Os preços da gasolina vão continuar a subir esta semana, uma vez que são esperados mais três dias de chuva em Houston”, afirma Andy Lipow, presidente da consultora Lipow Oil Associates, à Bloomberg.

"Os preços da gasolina vão continuar a subir esta semana, uma vez que são esperados mais três dias de chuva em Houston.”

Andy Lipow, presidente da consultora Lipow Oil Associates

“Com os operadores dos oleodutos a começarem a encerrar, prevejo uma redução da atividade nas refinarias. Um disparo dos preços da gasolina e do diesel vai provocar o aumento dos preços do petróleo“, explica. “Vamos assistir a um aumento dos preços dos combustíveis, mas penso que os preços do petróleo vão continuar mais estáveis”, contraria o economista Mark Pervan.

Por agora as cotações do “ouro negro” não sofreram alterações significativas nos mercados internacionais. O WTI, negociado em Nova Iorque, está a cair 0,5% para 47,63 dólares, ao passo que o Brent, negociado em Londres, desce apenas 0,02% para 52,44 dólares.

O Harvey foi o furacão mais forte a atingir os Estados Unidos desde 2005 e o estado do Texas desde 1961, tendo chegado ao litoral norte-americano na sexta-feira. Segundo o autarca de Houston, Sylvester Turner, as autoridades já receberam mais de dois mil pedidos de ajuda por causa de inundações, de acordo com a Lusa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Harvey faz disparar gasolina para máximo de dois anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião