Catarina Martins quer complemento para pensões desde 2014

BE vai pedir um complemento para as "pensões miseráveis" para os contribuintes que pediram a reforma antecipada durante o mandato do Governo PSD/CDS.

Após a aprovação de alterações no regime de reformas antecipadas, a líder do Bloco de Esquerda disse estar satisfeita mas salientou que o acordo “podia ter ido mais longe”. Agora, os bloquistas vão avançar com uma proposta para complementar as reformas “miseráveis” de quem pediu a reforma antecipada no mandato do Governo anterior.

Um “complemento de reforma, a título de correção“, avança o deputado bloquista José Soeiro ao Diário de Notícias. O que o BE quer ver corrigido são as “extremas penalizações” que afetaram os contribuintes que pediram a reforma antecipada entre 2014 e 2016. A proposta passa por “intervir retroativamente para anular o efeito da aplicação do fator de sustentabilidade no valor da pensão”, explica o mesmo deputado.

O Bloco estima que as penalizações ascendam a 71,4% do total da pensão. O ministro Trabalho e Segurança Social, Vieira da Silva, já apontou casos em que as penalizações chegaram aos 60%. Catarina Martins fala de “reformas miseráveis de gente que tem mais de 40 anos de contribuição e ficou com quase nada todos os meses”. No caso desta medida ser aprovada, o ministro terá de contar com uma despesa de 48,6 milhões ao ano.

Catarina Martins afirmou que “se a economia está melhor o OE2018 tem de fazer o crescimento económico reverter a favor das pessoas” e reitera que “O problema não é de restrições, é de escolhas“, em resposta à necessidade de contenção nas contas públicas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Catarina Martins quer complemento para pensões desde 2014

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião