Novos investimentos travam lucros da Luz Saúde

  • Lusa
  • 29 Agosto 2017

A implementação de um ambicioso programa de expansão das unidades existentes está a fazer aumentar os custos, levando à quebra nos resultados líquidos.

Os lucros da Luz Saúde atribuíveis aos acionistas caíram 13% no primeiro semestre deste ano, caindo de 10 milhões de euros entre janeiro a junho de 2016 para 8,7 milhões no período homólogo deste ano.

De acordo com as contas do primeiro semestre, colocadas no site da Comissão do Mercado e Valores Mobiliários (CMVM), o resultado líquido atribuível aos acionistas da Luz Saúde recuou de 10 milhões de euros no primeiro semestre de 2016, para 8,7 milhões no primeiro semestre deste ano, havendo ainda a registar um investimento total de 35,5 milhões de euros.

Destes, “24,5 milhões de euros representam investimento de expansão da rede privada, quer em termos geográficos com a aquisição de duas unidades na Madeira, a construção de uma nova unidade em Vila Real e a remodelação da nova unidade a abrir em Odivelas no segundo semestre de 2017, quer de unidades já existentes, com o investimento em curso no aumento da capacidade do Hospital da Luz Lisboa e do Hospital da Luz Oeiras”.

A empresa de saúde privada Luz Saúde anunciou também um aumento dos rendimentos operacionais de 4,3% face ao primeiro semestre do ano passado e uma diminuição dos dividendos dos acionistas para 8,7 milhões de euros.

A empresa de cuidados de saúde privados registou um “aumento dos rendimentos operacionais consolidados em 4,3% face a 2016, para 241,2 milhões de euros, impulsionado fundamentalmente pelo crescimento de 4,9% do segmento privado”.

Entre os dados divulgados pela empresa, destaca-se ainda o EBITDA (lucros antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações) consolidado de 26,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2017 e a finalização, em julho, do “processo de aquisição do Grupo British Hospital, que contribuirá para a consolidação da presença do Grupo Luz Saúde na região de Lisboa”.

A expansão do grupo é, aliás, evidenciada na introdução da apresentação das contas, que dá conta de uma “trajetória de crescimento orgânico combinada com a expansão geográfica da sua rede de cuidados privados e a implementação de um ambicioso programa de expansão das unidades existentes que irão servir de base ao crescimento do Grupo e à consolidação de uma posição de liderança no setor privado em Portugal”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novos investimentos travam lucros da Luz Saúde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião