Investimento de 320 milhões no lítio de Montalegre em risco

  • ECO e Lusa
  • 4 Setembro 2017

Litígio entre empresa australiana e empresa portuguesa ameaça um projeto milionário de exploração e processamento de lítio em Montalegre, Trás-os-Montes.

Um projeto de exploração de lítio em Montalegre está em risco de cair por terra, pondo em causa um investimento avaliado em 370 milhões de euros na região. A empresa australiana que tencionava explorar a mina de Cepeda e construir uma fábrica de processamento de compostos de lítio entrou um litígio com a concessionária.

A notícia foi avançada esta segunda-feira pelo Diário de Notícias. Segundo o jornal, a empresa australiana Novo Lítio, ex-Dakota Minerals, tinha previsto a criação de 200 postos de trabalho na região até 2019, algo que poderá agora estar em causa depois de um choque com a Luso Recursos, a empresa portuguesa que, sublinha o jornal, tem a concessão daquela zona.

As companhias começaram o projeto como parceiras, mas essa parceria conheceu um ponto final em julho. Os australianos da Novo Lítio terão, então, processado a Luso Recursos, acusando a companhia portuguesa de não ter feito os pedidos oficiais para a concessão de licenças junto do Governo, indica o DN. Alegadamente, o acordo previa o pagamento de 10.625 euros por casa licença atribuída, e já foram pagos 10.000 euros até ao momento.

"Acredito que se trata de um projeto de interesse nacional e as partes terão obviamente de se sentar à mesma mesa e de ser mediadas para que se chegue a um acordo e se evite atrasar no tempo uma coisa que é urgente implementar e desenvolver no território”

Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre

O presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, disse esta segunda-feira estar preocupado e inquieto com o litígio entre as duas empresas. “Acredito que se trata de um projeto de interesse nacional e as partes terão obviamente de se sentar à mesma mesa e de ser mediadas para que se chegue a um acordo e se evite atrasar no tempo uma coisa que é urgente implementar e desenvolver no território”, afirmou o autarca. Para o presidente socialista, o projeto de exploração de lítio junto à aldeia de Carvalhais “será uma oportunidade única de combate ao despovoamento” deste município do distrito de Vila Real.

De acordo com o DN, na mina de Cepeda terão sido identificadas pelos australianos, no mês de fevereiro, 10,3 milhões de toneladas de lítio com um teor de 1% de óxido de lítio. Por outras palavras, a mina terá potencial para garantir uma década de vida útil à exploração. O lítio tem vindo a ganhar valor de mercado: é necessário para produzir as baterias usadas nos telemóveis e nos carros elétricos e é considerado, muitas vezes, o ouro do futuro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Investimento de 320 milhões no lítio de Montalegre em risco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião