Gigante chinesa compra administradora do segundo maior porto do Brasil

  • Lusa
  • 4 Setembro 2017

A gigante das operações portuárias China Merchants Port comprou 90% da empresa brasileira TCP Participações, que administra o porto de Paranaguá, o segundo maior porto do Brasil, informou a empresa.

A gigante das operações portuárias China Merchants Port comprou 90% da empresa brasileira TCP Participações, que administra o porto de Paranaguá, o segundo maior porto do Brasil, informou esta segunda-feira a empresa sul-americana.

Segundo um comunicado enviado ao mercado pela TCP, o acordo entre as duas companhias foi fechado por 2,89 mil milhões de reais (cerca de 770 milhões de euros) numa transação que determinou a entrada do conglomerado chinês no mercado brasileiro.

Atualmente, a China Merchants Port é um dos maiores operadores portuários do mundo e a maior empresa do setor na China. Até 2016, o grupo tinha investimentos em 28 portos e 188 docas de contentores, seis em construção, com capacidade para mover mais de 95,7 milhões de TEUs por ano (unidade padrão equivalente a um contentor de 20 pés).

Segundo um comunicado da empresa chinesa, o terminal de Paranaguá, o segundo maior do Brasil, depois de Santos, no estado de São Paulo é “um porto estratégico e bem localizado com uma forte área de influência económica e potencial crescimento para desenvolver negócios.”

“A aquisição da TCP Participações é considerada um passo importante no plano do China Merchants Port para expandir seus negócios e consolidar sua posição em escala global”, acrescentou a empresa.

O acordo também projeta um aumento na capacidade de armazenamento do porto brasileiro, dos atuais 1,5 milhões de contentores para os 2,4 milhões esperados até 2019.

A China Merchants Port intensificou sua presença no exterior nos últimos anos, com investimentos diretos em projetos portuários na Nigéria, Sri Lanka, Togo, Djibouti e na Turquia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gigante chinesa compra administradora do segundo maior porto do Brasil

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião