Queda de 4% do BCP arrasta Lisboa para o vermelho

  • Rita Atalaia
  • 5 Setembro 2017

A praça lisboeta até começou o dia no verde. Mas os ganhos acabaram por inverter. O BCP recuou mais de 4%, pressionando o índice de referência nacional. O PSI-20 desceu 0,6%.

A praça lisboeta encerrou no vermelho pelo segundo dia consecutivo. O PSI-20 não resistiu às perdas do BCP: o banco liderado por Nuno Amado a cair perto de 4%. Esta tendência negativa acompanhou o resto da Europa, com os investidores à espera da reunião do Banco Central Europeu, quando Mario Draghi poderá dar mais pistas sobre o futuro da política monetária.

O PSI-20, o índice de referência nacional, terminou a cair 0,6% para 5.132,54 pontos. Uma queda provocada, sobretudo, pela segunda sessão de quedas para o BCP. O banco desceu 3,54% para 21,51 cêntimos. Na segunda-feira, Nuno Amado referiu que a “única forma de ter uma sustentabilidade a longo prazo é apresentado resultados e uma evolução favorável”. “É para isso que estamos a trabalhar”, disse na comemoração dos 30 anos do BCP em bolsa.

PSI-20 recua pela segunda sessão consecutiva

Nem os ganhos no setor energético foram suficiente para contrariar esta queda. A EDP subiu 0,06% para 3,26 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis avançou 0,04% para 6,90 euros. A Galp Energia também valorizou 1,03% para 14,19 euros, num dia de ganhos expressivos dos preços do petróleo nos mercados internacionais. O Brent, negociado em Londres, subia mais de 2%, ao passo que o WTI, negociado em Nova Iorque, acelera 3,15%.

Na Europa, a maré vermelha também dominou. O Stoxx 600 caiu perto de 0,06%. Os investidores estão a optar por não fazer grandes apostas antes da reunião do BCE, na quinta-feira. Mario Draghi poderá dar algumas pistas sobre política monetária, numa altura em que alguns responsáveis do banco central mostraram-se preocupados com a valorização do euro. A moeda única está a subir 0,13% para 1,1913 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Queda de 4% do BCP arrasta Lisboa para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião