Entrar na universidade e ganhar uma conta sem comissões

  • Juliana Nogueira Santos
  • 11 Setembro 2017

Com a responsabilidade de gerir o orçamento mensal a passar para as mãos dos jovens universitários, quais são as contas que oferecem condições especiais?

Se os hábitos de poupança devem começar nos primeiros anos de vida, a entrada na faculdade não é motivo para interromper essa boa prática.D.R.

A hora de entrar para a faculdade é também, para muitos, o primeiro momento de independência financeira. Com a maioria dos jovens a saírem de casa dos pais para viverem sozinhos, a responsabilidade de gerir o dinheiro mensalmente passa para as suas mãos inexperientes.

Ainda que muitos comecem esta fase com uma conta especial para jovens, alguns bancos a operar em Portugal oferecem contas só para universitários, com condições à medida. Entre Santander Totta, Caixa Geral de Depósitos e Novo Banco, destaca-se a isenção de anuidade dos cartões de débito associados às contas à ordem, bem como de comissões de manutenção de conta, os elementos que definem a relação básica entre banco e cliente. No caso das contas a prazo, as taxas de remuneração divergem entre 0,05% e 0,10%.

Santander Totta – Conta 4U

O Santander Totta é o parceiro oficial de algumas instituições de ensino superior em Portugal, pelo que, assim que formalizam a matrícula, os estudantes ficam vinculados ao banco através do cartão de estudante. A partir daí, é possível abrir conta a prazo, beneficiando assim das condições 4U, entre as quais, o cartão 4U, a conta 4U e a Poupança Universitário.

O Santander Totta oferece várias soluções para universitários.Santander Totta

A conta 4U é uma conta à ordem exclusiva para estudantes universitários com idade entre os 17 e os 25 anos, que pode ser aberta com um depósito inicial de apenas cinco euros. As transferências nacionais e SEPA — entre países da União Europeia — são gratuitas e a conta está isenta de comissões de manutenção.

Associada a esta conta estará o cartão 4U, um cartão de débito das redes Mastercard e Multibanco sem anuidade que inclui um seguro de proteção contra assaltos, que cobre até 200 euros por ocorrência.

E se a poupança deve começar logo nos primeiros anos de vida, não é na academia que o hábito deve ficar para trás. O Santander Totta também disponibiliza uma conta poupança especial para universitários, com uma taxa de remuneração em linha com a praticada em Portugal: 0,10% de taxa anual nominal bruta, que em termos líquidos corresponde a uma taxa de 0,072%.

Esta conta, que oficialmente se chama “Poupança Universitário”, tem um prazo de 12 meses e destina-se a montantes entre um mínimo de 500 euros e um máximo de dez mil euros. O primeiro depósito não tem de ser superior a 25 euros e, para além de ser possível mobilizar o total ou uma parte do saldo a qualquer momento, os reforços mínimos são de cinco euros.

Caixa Geral de Depósitos – Cartão IU

Tal como acontece no Santander Totta, a Caixa Geral de Depósitos tem um protocolo de colaboração com algumas universidades e politécnicos, sendo esta a instituição que providencia os cartões de estudante. No entanto, tal como acontece no banco espanhol, qualquer estudante do ensino superior poderá aceder às condições especiais.

Assim, para além do cartão de identificação, os estudantes universitários que optem pela CGD podem utilizar o cartão IU como cartão de débito habitual, sendo este isento de anuidade e permitindo uma cobertura de proteção contra gastos abusivos. Associado a este cartão poderá estar qualquer uma das contas da CGD

O Cartão IU oferece várias vantagens aos estudantes universitáriosCGD

Aliás, ter a conta associada a um cartão IU é uma das únicas maneiras de contornar as alterações ao preçário que entraram em vigor no início deste mês de setembro. O banco estatal reduziu os casos em que as contas estariam isentas de comissões de manutenção, mantendo-se, no entanto, a isenção das contas associadas a cartões de estudante universitário.

Se a CGD não tem uma solução à ordem especial para estudantes universitários, a instituição bancária liderada por Paulo Macedo oferece condições especiais nos depósitos a prazo. Através da “Conta Poupança Superior”, os estudantes do ensino superior podem aplicar a suas poupanças a uma taxa de remuneração de 0,05%, em termos brutos, ou 0,036% em termos líquidos.

Esta conta poupança tem o prazo de 181 dias, ou seja, seis meses, sendo possível efetuar reforços ou mobilizar antecipadamente uma parte ou o total do capital depositado. Para começar a poupar com esta solução da CGD o montante mínimo a aplicar é de dez euros.

Novo Banco – Conta NBup

Ainda que ofereça uma conta especial para os estudantes do ensino superior, o banco liderado por António Ramalho não é parceiro de nenhuma instituição. Assim, os estudantes do ensino superior entre os 18 e os 30 anos, residentes ou não residentes no nosso país, podem beneficiar da conta NBup, sem despesas de manutenção e com um montante mínimo de abertura de 25 euros, o mais alto entre os três bancos.

Associados a esta conta podem estar dois tipos de cartão: débito e crédito, ambos com anuidades gratuitas. O primeiro será o cartão de débito NB, enquanto o segundo é o NB Verde, um cartão de crédito com TAEG de 10,3% à TAN de 8,500%.

Dos três bancos com soluções para universitários, o Novo Banco é o único que não disponibiliza uma conta poupança. Em vez disso, os jovens são aconselhados a escolher uma das opções de poupança comuns a todos os clientes, como é o caso da “Micro Poupança”, da “Conta Poupança Programada” ou da “DP NBnet”. No primeiro caso, os pagamentos realizados através da conta à ordem são arredondados pelo valor decidido pelo cliente, com esse montante a reverter para uma conta poupança à escolha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Entrar na universidade e ganhar uma conta sem comissões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião