5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 11 Setembro 2017

Há dados atualizados do desemprego na OCDE, mas as atenções dos investidores devem centrar-se na evolução do euro. Cá dentro, as atenções viram-se para a banca, com BCP e Montepio em foco.

Atenções viradas para o euro, que continua a ganhar terreno, para o desemprego na OCDE, mas também para a banca, cá dentro. De um lado, importa perceber qual o rumo das ações do BCP, isto depois de uma semana marcada por fortes quedas que deram lugar a uma forte subida no final da semana, do outro, será importante conhecer os resultados da OPA lançada pela Associação Mutualista sobre o Montepio.

Como correu a OPA ao Montepio?

A Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Associação Mutualista sobre o Montepio arrancou a 14 de agosto, chegando ao fim no final da semana passada. O objetivo da instituição liderada por Tomás Correia é o de retirar o Montepio da bolsa, mas só hoje se saberá se conseguiu ou não comprar os títulos que ainda não detém. Na sessão especial de bolsa que vai realizar-se na Euronext, a Associação Mutualista dispôs-se a pagar um euro por cada unidade de participação, o mesmo valor a que as vendeu.

Volatilidade ao rubro nas ações do BCP

O BCP esteve em foco na última semana. Voltou a afundar em bolsa, sessão após sessão, chegando a novos mínimos de quase seis meses. Quedas que levaram os títulos a entrar em “bear market” — com a capitalização bolsista a baixar mesmo da fasquia dos três mil milhões de euros –, mas que acabaram por dar lugar a uma forte subida no final da sessão do último dia de negociação da semana. De uma queda de 7% passou para um ganho de 6%. Irá a volatilidade continuar a dominar a negociação do banco liderado por Nuno Amado?

Desemprego: Onde está Portugal na OCDE?

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) vai revelar a taxa de desemprego para o conjunto dos países. Os dados da OCDE deverão mostrar uma tendência de descida do número de desempregados, mas mantendo-se um total ainda acima do registado antes da crise. Resta saber em que lugar ficará Portugal, isto numa altura em que a taxa está em queda. Os últimos dados do INE apontam para que a taxa desemprego em junho tenha ficado em 9,1%.

Euro vai continuar a valorizar?

Mario Draghi, o presidente do BCE, não deixou passar a subida do euro na reunião de política monetária. Deixou o alerta para o risco associado à forte valorização da moeda única e para a “incerteza” que daí pode advir para a zona euro, mas nem assim a divisa travou o ímpeto. O euro continuou a acelerar, tendo chegado a superar a fasquia dos 1,21 dólares. Será que há margem para continuar a ganhar terreno à moeda dos EUA?

Fabricantes de automóveis mostram… carros elétricos

O Salão Automóvel de Frankfurt só abre portas ao público a 14 de setembro, mas é inaugurado já hoje, contando com a presença da chanceler alemã, Angela Merkel — que, em plena campanha eleitoral, vai ainda responder a questões dos cidadãos durante 75 minutos. O maior salão automóvel da Europa contará com muitas novidades, dos mais variados fabricantes, sendo que grande parte deles deverá mostrar ao público as mais recentes apostas no que toca à mobilidade elétrica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião