Crédito da casa cresce 41% face ao ano passado

Em julho deste ano, os bancos disponibilizaram 683 milhões de euros em empréstimos para a compra de casa. Este valor compara com os 485 milhões registados em igual período do ano passado.

O crédito à habitação continua a ser o principal motor do crescimento dos empréstimos às famílias. Segundo o Banco de Portugal, em julho, os bancos concederam 683 milhões de euros em novos empréstimos com essa finalidade. Este montante corresponde a um aumento de 41% face ao valor registado no mesmo mês do ano passado.

Tradicionalmente um período em que muitos portugueses se encontram de férias, em julho, a concessão de crédito para a compra de casa sofreu uma quebra comparativamente com o mês anterior. A diminuição foi na ordem dos 71 milhões de euros, face aos 754 milhões que se tinham verificado em junho e que sinalizaram na ocasião um recorde desde 2010.

Crédito da casa em trajetória ascendente

Fonte: Banco de Portugal | Valores em milhões de euros

Mas fazendo uma comparação homóloga, os 683 milhões de euros de credito à habitação disponibilizados em julho deste ano, representam um aumento de 41% face aos 485 milhões de euros concedidos em igual período do ano passado. Revela ainda uma aceleração face à subida homóloga de 21% que se tinha verificado na concessão de crédito há um ano.

Estes dados atestam assim que o apetite dos portugueses para comprar casa com recurso ao financiamento bancário se mantém forte. A habitação foi, aliás, o principal motor do aumento de 23% verificado em julho na concessão de crédito às famílias, assumindo uma comparação homóloga. No total, os bancos emprestaram nesse mês 1.173 milhões de euros às famílias, o que compara com os 954 milhões disponibilizados em julho do ano passado.

Na finalidade de crédito ao consumo também se observou um crescimento homólogo no bolo das novas operações de financiamento. Foi de 9,7%, para um total de 328 milhões de euros, em julho. Em igual período de 2016, os empréstimos com esse fim tinham totalizado 299 milhões de euros.

Já na categoria de outros créditos foi registado uma diminuição de 4,7%, fixando-se num total de 162 milhões de euros, em julho. No mesmo mês do ano passado, os bancos tinham disponibilizado um total de 170 milhões de euros com essa finalidade.

Nas empresas, contrariamente à tendência dos últimos anos, observou-se em julho um crescimento do montante de empréstimos concedidos. Foi na ordem dos 2,9%, com os bancos a disponibilizarem em julho 2.553 milhões de euros com essa finalidade. Em julho de 2016, as empresas foram buscar 2.81 milhões de euros à banca.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito da casa cresce 41% face ao ano passado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião