Porto considerado o distrito preferido para os investidores de franchising
O Porto foi considerado pelos investidores o distrito português “prioritário para a expansão”. A cidade representava, no ano passado, 6,7% das preferências distritais dos empresários.
A Invicta foi considerada um local de eleição para os investidores, que a classificaram como o distrito do país “prioritário para a expansão” dos negócios.
Carlos Santos, responsável pela organização do Porto Franchise — um evento onde o tema principal são as novas oportunidades de negócio e que vai decorrer na cidade no próximo dia 21 — avançou à Lusa que a região Norte “tem uma tradição em termos empresariais muito forte e essa situação acontece também no franchising”.
“É uma região com um forte dinamismo. Muitas marcas nacionais nasceram na região Norte”, disse o responsável. Olhando para os dados do 22.º censo de “franchising” realizado pelo grupo IFE, o distrito do Porto é o eleito dos empreendedores e empresários da área, reunindo 6,7% das preferências, à frente de Lisboa (6,4%) e Faro (6,1%).
“Numa altura em que a confiança dos portugueses, a taxa de desemprego e o volume de consumo estão em níveis de há nove anos, o franchising representa 2,79% do PIB [Produto Interno Bruto] nacional, com um volume de negócios de 5,2 mil milhões de euros“, lê-se na análise disponibilizada pelo grupo IFE.
Será organizado no Porto um dia totalmente dedicado ao networking, com enfoque nas novas oportunidades de negócio e de debate sobre as tendências no mercado. Segundo a organização, a mesma que promove em Lisboa a Expofranchise, estão confirmadas 40 marcas e “prometidas oito horas de interação”. Trata-se de um evento “importante, por exemplo, para quem pretender criar o seu próprio negócio, ou seja, promover o autoemprego”.
“Organizamos a Expofranchise com caráter nacional, mas sentimos que há no Porto um mercado de potenciais franchisados, constituído por empreendedores que andam à procura do seu negócio, como também de empresários que queiram diversificar a sua atividade”, descreveu Carlos Santos, frisando que o evento é vocacionado a “toda a zona Norte e Centro”.
Um especial destaque para um espaço onde decorrerão várias palestras e intervenções que pretenderão responder a questões como “O que é isto de empreender em franchising? O que é o franchising? Cuidados a ter e abordagens a fazer às marcas“.
Nos momentos de conversa e debate existirão três vertentes: intervenções das marcas, contributo de franchisados que darão o seu testemunho e a possibilidade de estar perante consultores que acompanham a expansão das marcas em franchising, mas também intervêm ao nível do recrutamento.
“Há uma grande uniformidade em termos de prioridades de expansão. As marcas querem expandir-se de Norte a Sul. Mas há ligeiros destaques e o distrito do Porto é o mais referido. Aliás, se somarmos os vários distritos do Norte e Centro do país, há de facto um alvo prioritário da maioria das marcas”, frisou à Lusa, Carlos Santos.
Já em comunicado, o grupo IFE nota que esta é “uma tendência natural se for tido em conta que o Porto, fortemente industrializado, sempre foi economicamente mais representativo do que a capital” e realça que a cidade foi vencedora de vários galardões nos últimos anos na área do turismo, entre os quais o “European Best Destination 2017”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Porto considerado o distrito preferido para os investidores de franchising
{{ noCommentsLabel }}