Espanhóis da Gas Natural rejeitam fusão. “No hay nada con EDP”

  • ECO
  • 14 Setembro 2017

Perante as notícias dos últimos dias, o presidente executivo da Gas Natural disse que "não está a ser levada a cabo nenhuma operação" com a EDP.

A Gas Natural quer reforçar a presença europeia e está à procura de um parceiro para criar um gigante ibérico. Uma fusão com a EDP é uma das hipóteses que tem sido avançada nos últimos dias, mas a companhia espanhola vem agora desmentir esse interesse.

A empresa “estuda todas as operações possíveis”, mas, em relação aos rumores em torno da EDP, diz que “não está a ser levada a cabo nenhuma operação com essa empresa“. A garantia é dada por Rafael Villaseca Marco, diretor executivo da Gas Natural, em declarações ao El Confidencial.

O responsável admite apenas que “o futuro da empresa passa pela internacionalização e diversificação”. A aposta, acrescenta, está “focada na distribuição e produção de renováveis no Chile, México e Brasil” — todos estes são mercados onde a EDP tem presença.

Apesar de negar o interesse na EDP, o ECO apurou, esta quinta-feira, que Isidro Fainé, presidente da Gas Natural, esteve em Lisboa, há algumas semanas, para um encontro com António Costa, com o objetivo de convencer o Governo das vantagens de uma fusão entre as duas companhias.

Fainé terá proposto a António Costa que, após a fusão, a sede da EDP Renováveis, atualmente em Madrid, passe para Lisboa, enquanto a sede da nova empresa resultante da fusão passe para Barcelona, com um presidente executivo português no primeiro mandato.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanhóis da Gas Natural rejeitam fusão. “No hay nada con EDP”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião