Gasóleo sobe e gasolina desce na próxima semana

O preço do litro da gasolina deve baixar um cêntimo a partir da próxima segunda-feira. Um cêntimo será também quanto o gasóleo irá ficar mais caro.

Os preços dos combustíveis vão apresentar rumos distintos nos postos de abastecimento na próxima semana. Quem tiver carro a gasolina deverá receber boas notícias, mas o mesmo não acontecerá para quem abasteça de gasóleo, já que este tipo de combustível deve ficar mais caro. As oscilações rondam um cêntimo por litro.

De acordo com cálculos do ECO com base nos dados da Bloomberg, o preço da gasolina deverá baixar em torno de um cêntimo. O mesmo valor deverá ser refletido no preço do gasóleo, mas no sentido de uma subida. Esta será assim a terceira semana consecutiva em que este tipo de combustível encarece.

O aumento do preço do gasóleo segue a tendência altista das cotações do petróleo nas últimas sessões, e que são o reflexo da revisão em alta das estimativas para a procura da matéria-prima. Na passada quarta-feira, a Agência Internacional de Energia (AIE) elevou essas estimativas, tanto para este ano como para o próximo. Esta revelação levou o brent a disparar para máximos de cinco meses, acima da fasquia dos 55 dólares. Já o crude superou os 50 dólares na última sessão.

Numa altura em que a procura por gasolina tende a baixar em termos internacional com a aproximação do fim do verão, facto que baixa a pressão sobre os preços, os encargos de abastecer o carro com este tipo de combustível devem recuar.

Sendo assim, segundo os dados da Direção Geral de Energia e Geologia, tudo aponta para que o litro da gasolina simples 95 desça para os 1,459 euros. Já o preço do gasóleo prepara-se para subir para cerca de 1,238 euros por litro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasóleo sobe e gasolina desce na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião