Mota-Engil dispara mais de 5% e PSI-20 escapa ao vermelho

A praça lisboeta já acumula seis sessões consecutivas de ganhos, o maior ciclo positivo desde março deste ano. A construtora valoriza há 13 sessões consecutivas.

A praça de Lisboa abriu o dia em queda, mas conseguiu recuperar e fechou a última sessão da semana acima da linha de água, somando seis sessões consecutivas de ganhos. Lisboa escapou à tendência negativa do resto da Europa graças à subida da Mota-Engil, que disparou mais de 5%.

O PSI-20 fechou a subir 0,01%, para os 5.201,88 pontos, com nove cotadas em alta e nova em queda. A praça nacional fechou em alta pela sexta sessão consecutiva, o maior ciclo de ganhos desde março deste ano. Isto num dia em que a Standard & Poor’s irá pronunciar-se sobre a revisão do rating de Portugal, podendo melhorar a perspetiva do país. Com esta expectativa dos investidores, os juros da dívida a dez anos também aliviaram esta sexta-feira, tendo caído abaixo dos 2,75%.

Do lado dos ganhos, destaca-se a Mota-Engil, que avançou 5,35%, para os 2,87 euros por ação. A construtora está a valorizar há 13 sessões consecutivas e está em máximos de junho de 2015. Desde o início deste mês, já acumula um ganho de 18%. Os analistas estão otimistas com a empresa, numa altura em que o número de novos projetos atinge um máximo histórico, além de conhecer uma recuperação do mercado doméstico.

Também a contribuir para os ganhos da bolsa estiveram a EDP, que subiu 1,29%, para os 3,37 euros por ação, e a Corticeira Amorim, que valorizou 1,06%, para os 11,49 euros.

Em sentido contrário esteve o BCP, que perdeu 0,56%, para os 21,45 cêntimos por ação, e a Galp, que recuou 0,9%, para 14,26 euros.

No resto da Europa, a tendência foi negativa entre as principais praça. O Stoxx 600 fechou a cair 0,28%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil dispara mais de 5% e PSI-20 escapa ao vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião