Com caos na oposição, Shinzo Abe abre a porta a eleições antecipadas

  • ECO
  • 18 Setembro 2017

Os ventos jogam a favor de Abe: a fraqueza do partido da oposição e a sua forte posição perante as sucessivas ameaças do regime de Pyongyang poderão levar a uma antecipação das eleições no Japão.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, poderá antecipar as eleições gerais para o final do próximo mês, de forma a reforçar o poder do seu partido. A decisão será tomada após conversações com oficiais do Partido Liberal Democrático e do governo, e será anunciada a partir da reabertura do Parlamento a 28 de setembro, avança a emissora japonesa NHK, citada pela Bloomberg. O jornal Sankei aponta para 29 de outubro como possível data para o ato eleitoral.

A possível decisão de Abe surge com a subida da sua popularidade entre os japoneses. Uma recente sondagem realizada pela NHK revelou um crescimento de cinco pontos percentuais no apoio à coligação liderada pelo primeiro-ministro para os 44%. Além disso, mais de dois terços dos japoneses aprovam a posição de Shinzo Abe perante as ameaças da Coreia do Norte.

Os dois mísseis norte-coreanos que sobrevoaram recentemente o território japonês, a par com a apresentação do ponto de vista do ministro da defesa sobre a ameaça nuclear fizeram disparar a popularidade de Abe. No início do ano, a coligação do primeiro-ministro encontrava-se na “zona de perigo”, abaixo dos 30% nas sondagens. A mesma posição derrubara antigos governantes no passado, recorda o Financial Times.

Já o partido da oposição, o Partido Democrático, tem vindo a passar pela demissão de vários membros após a nomeação de um novo líder no início deste mês. Robert Dujarric, diretor do Instituto de Estudos Asiáticos Contemporâneos da Universidade do Japão fala de uma oposição “em má forma”, avançando mesmo que “não há oposição para Abe”, citado pela Bloomberg.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Com caos na oposição, Shinzo Abe abre a porta a eleições antecipadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião