Japão e EUA puxam pelo crescimento económico da OCDE

O PIB japonês acelerou, tal como o dos Estados Unidos, ajudando a economia da OCDE a fechar o segundo trimestre com um crescimento de 0,7%. PIB alemão desacelerou.

O crescimento económico dos países da OCDE acelerou e fixou-se em 0,7% entre abril e junho, de acordo com as estimativas provisórias publicadas esta segunda-feira. O valor compara com os 0,5% registados no trimestre anterior. A contribuir para a aceleração, estiveram sobretudo países como o Japão e os Estados Unidos.

O Produto Interno Bruto (PIB) japonês cresceu 1% neste trimestre, enquanto, entre janeiro e março, tinha evoluído apenas 0,4%. Quanto ao crescimento económico dos Estados Unidos, também acelerou, de 0,3% no primeiro trimestre para 0,6% no segundo trimestre deste ano.

O PIB britânico também acelerou, ainda que ligeiramente, de 0,2% para 0,3% no trimestre em análise. Já os crescimentos económicos de França e Itália mantiveram-se estáveis.

A completar o pacote das sete maiores economias da OCDE está a Alemanha, que se destaca pela negativa. O PIB alemão desacelerou no segundo trimestre comparativamente com os primeiros três meses do ano: 0,6% entre abril e junho contra 0,7% entre janeiro e março, informa a OCDE num comunicado.

“Em termos homólogos, o crescimento do PIB na OCDE acelerou para 2,4% no segundo trimestre de 2017, comparativamente com 2,1% no trimestre anterior. Entre as sete maiores economias, Alemanha, Japão e Estados Unidos registaram o maior crescimento anual (2,1%), enquanto a Itália registou o menor (1,5%)”, acrescenta a nota enviada às redações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Japão e EUA puxam pelo crescimento económico da OCDE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião