S&P tira BPI e Santander Totta de “lixo”

  • Rita Atalaia
  • 19 Setembro 2017

Depois de ter retirado a dívida da República portuguesa de "lixo", a agência de notação S&P vem agora fazer o mesmo ao rating do BPI e do Santander Totta.

A Standard & Poor’s retirou o BPI e o Santander Totta de “lixo”. Isto depois de ter subido o rating da República portuguesa para investimento na sexta-feira, sem alterar primeiro o outlook para positivo. De acordo com a agência de notação, esta melhoria oferece maior suporte aos dois bancos, o que permitiu uma subida do rating das instituições financeiras.

“A subida do rating de Portugal permite-nos incorporar um maior suporte nos ratings de alguns bancos portugueses”, afirma a S&P, referindo-se ao banco liderado por Pablo Forero e à instituição liderada por António Vieira Monteiro. A perspetiva para ambos os bancos é “estável”.

"A subida do rating de Portugal permite-nos incorporar um maior suporte nos ratings de alguns bancos portugueses.”

Standard & Poor's

Sobre o Santander Totta, a agência salienta que a revisão em alta do rating “reflete o estatuto do Santander Totta como uma subsidiária altamente estratégica do Banco Santander” e considera que é “improvável” que o banco seja vendido. Para além disso, a instituição financeira “opera em linhas de negócio e localizações que consideramos integrantes para a estratégia do grupo”, refere a S&P.

Por outro lado, a melhoria do rating do BPI “reflete o estatuto do banco como uma subsidiária altamente estratégica do CaixaBank”. A agência afirma que o BPI é um “ativo importante na estratégia de longo prazo do grupo”. No entanto, diz a S&P, o aumento da rentabilidade doméstica do BPI é um desafio para o CaixaBank, o que “nos impede de reclassificar o BPI enquanto subsidiária core neste momento”.

Na sexta-feira, a S&P surpreendeu ao retirar o rating da República do lixo. Era esperado que a agência de notação se limitasse a alterar o outlook de estável para positivo. Há seis meses, a agência tinha decidido não alterar a sua perspetiva sobre a dívida portuguesa, mantendo-a no nível BB+ com outlook “estável”. Assim, a subida para um nível acima, BBB-, com perspetiva igualmente estável, não era esperada, cinco anos depois da decisão de colocar a dívida soberana no “lixo”.

Moody’s piora perspetiva sobre Santander Totta

Ainda assim, este não foi motivo suficiente para demover a Moody’s de piorar o rating do Banco Santander Totta: ao final do dia de segunda-feira, a agência piorou o outlook de positivo para estável. “O outlook passou de positivo para estável tendo em consideração a aquisição do Banco Popular Portugal,” justifica o Santander, no comunicado enviado à CMVM.

Já as notações de risco foram reafirmadas: o baseline credit assessment (BCA) mantém-se em ba3, o BCA ajustado continua em ba1 e o counterparty risk assessment está em Baa3/P-3.

(Notícia atualizada às 15h42 com decisão da Moody’s sobre o Santander Totta)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

S&P tira BPI e Santander Totta de “lixo”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião