Da novidade à utilidade, o que faz a diferença no iOS 11?
Novos emojis, uma assistente pessoas menos robótica.... O novo iOS traz tantas novidades, mas quais vão ser as que lhe vão ser mesmo úteis?
Com o anúncio de um novo iPhone chega sempre um novo sistema operativo. Há duas semanas ficámos a conhecer o iPhone 8 e o iPhone X, as apostas da Apple para a próxima temporada, com um deles a surgir pouco surpreendente e o outro a quebrar algumas barreiras na tecnologia — principalmente no que diz respeito ao preço.
Esta terça-feira, a Apple disponibilizou uma atualização gratuita do iOS que recebeu o número 11. Esta conta com uma nova organização, maior personalização e novas ferramentas. Mas entre todas as novidades, quais vão ser a verdadeiramente úteis?
Adeus iPhone 5
Antes de começar, há uma confirmação a fazer: tem um iPhone 5 ou 5c? Se sim, infelizmente, esta atualização não é para si, visto que já não é suportada por estes modelos. A Apple vai gradualmente deixando de permitir as atualizações nos aparelhos mais antigos e desta vez foi a vez de dizer adeus ao modelo 5 e 5c. Veja abaixo quais são os modelos compatíveis.
No iPad e iPod muda apenas um modelo, com o iPad de quarta geração a deixar de receber as atualizações.
Da novidade à utilidade
Há emojis novos, um design renovado e mais soluções de organização. Ferramentas de partilha e uma assistente mais “pessoal”. Um software que, segundo a marca “eleva a fasquia do mais avançado sistema operativo móvel do mundo”.
-
Um novo centro de controlo
As ferramentas de sistema estão organizadas apenas num ecrã para que o utilizador não tenha de mudar entre painéis. Para além disso, este ecrã passa a ser personalizável, com os ícones a mudarem de tamanho e a poderem ser retirados se não forem necessários. Ainda assim, as aplicações que não sejam nativas da Apple não podem ocupar nenhum lugar neste menu.
-
Mais soluções de armazenamento em cloud
Até então, o utilizador só poderia gerir, na aplicação Ficheiros, os ficheiros que estivessem armazenados ou no dispositivo ou na iCloud. A partir de agora, a Apple abre esta aplicação a mais serviços cloud, nomeadamente aos rivais Dropbox, Google Drive e One Drive. Os ficheiros também podem ser transferidos entre aplicações apenas com dois movimento: arrastar e largar. De pasta para pasta, de pasta para email, entre outros.
-
Melhores fotografias, metade do peso
A atualização introduz melhorias significativas na câmara, permitindo agora fazer fotografias com exposição longa, aplicar filtros e transformar um foto banal em animação. Ainda assim, a maior novidade está na compressão de fotos que vai permitir manter a qualidade e cortar metade do peso do ficheiro.
-
A Siri foi à terapeuta da fala
Num ano, a Siri conseguiu tirar um tempo para ir à terapia da fala e volta agora menos robótica e com entoações. Para além disso, faz traduções automáticas — mas continua a não falar português de Portugal.
-
Safari bloqueia publicidades
Esta é uma novidade que poderá não ser tão boa para os meios de comunicação como é para os utilizadores. O navegador predefinido do iOS traz de raiz um bloqueador de publicidade, para que não seja necessário instalar uma aplicação de terceiros.
-
Sem distrações no trânsito
O utilizador pode optar por ativar o modo de “não incomodar” quando o aparelho detetar uma ligação bluetooth ou que este se está a mover a uma velocidade mais alta que o normal, o que faz com que este bloqueie as notificações e envie mensagens de alerta em caso de contacto.
-
Qual é a palavra passe do wi-fi? Nenhuma
O novo sistema operativo permite a ligação a redes wi-fi sem introdução de palavra passe, a partir da transferência deste de um aparelho para o outro. A transferência entre aparelhos também vai ser possível para o caso de definições pessoais, no caso de querer utilizar um iPhone ou iPad novo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Da novidade à utilidade, o que faz a diferença no iOS 11?
{{ noCommentsLabel }}