Salário médio português é 561 euros mais baixo do que o alemão

Os salários mais baixos explicam-se, em parte, com a prevalência de segmentos mais mal pagos no mercado de trabalho português, conclui um estudo da Confederação Europeia de Sindicatos.

O salário médio em Portugal é 561 euros mais baixo do que o salário médio praticado na Alemanha, considerando já os custos de vida de cada país. A conclusão de um estudo elaborado por investigadores da Confederação Europeia de Sindicatos, que analisa as discrepâncias salariais entre os vários países europeus, tendo a Alemanha como termo comparativo.

Os autores do estudo O que motiva as disparidades salariais na Europa? tomam por base uma remuneração média, na Alemanha, de 1.500 euros, valor que está ajustado à paridade do poder de compra. Fazendo a comparação entre vários países, o estudo conclui que “as diferenças salariais entre a Europa de leste e a ocidental parece ser motivada por uma baixa remuneração do trabalho qualificado” nos países com salários mais baixos.

Os autores desconstroem também o mito da baixa produtividade em alguns países e escrevem que, quando se comparam “trabalhadores semelhantes em cargos semelhantes, a diferença salarial entre a Alemanha e os países com salários mais baixos é ainda maior”. A grande exceção é Portugal, “onde os salários mais baixos do que na Alemanha se explicam, em parte, com a prevalência de segmentos mais mal pagos no mercado de trabalho“.

Discrepâncias salariais na União Europeia

Fonte: Confederação Europeia de Sindicatos.

Portugal surge, assim, como o sétimo país com os salários mais baixos da União Europeia. Abaixo, só mesmo os países da Europa de leste.

A Roménia aparece no fundo da tabela, com um salário médio 944 euros inferior aos que são pagos na Alemanha. Hungria, Bulgária, Letónia e Croácia são os restantes países com salários mais baixos do que em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Salário médio português é 561 euros mais baixo do que o alemão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião