Banco ING transfere postos de trabalho de Amesterdão e Bruxelas para Londres

  • Lusa
  • 14 Outubro 2016

Ao contrário das expetativas de êxodo no setor financeiro na sequência do Brexit, 60 empregos do grupo ING vão deixar a Holanda e a Bélgica para se fixarem na Grã-Bretanha.

Ao contrário dos bancos norte-americanos, que esta sexta-feira anunciaram que deixarão o Reino Unido após o Brexit, o banco holandês ING anunciou esta sexta-feira que vai transferir dezenas de postos de trabalho de Amesterdão e de Bruxelas para a praça financeira de Londres, desafiando as expectativas de que com o Brexit haja um êxodo no setor financeiro. Uma porta-voz do grupo ING disse que 60 empregos serão deslocados de Amesterdão e de Bruxelas para a praça financeira de Londres com o objetivo de se juntarem à equipa que já lá trabalha na banca de investimento para as empresas, criando-se uma “unidade única”.

“Faz mais sentido reagrupar as funções que devem estar juntas”, disse à agência AFP a porta-voz, Carolien van der Giessen, adiantando que o ING vai saber lidar com as consequências da saída do Reino Unido da União Europeia, quando tudo se tornar mais claro.

"Mesmo que o Brexit tenha consequências importantes, elas são atualmente muito difíceis de prever. Quando for a altura veremos o que poderemos fazer.”

Carolien van der Giessen, porta-voz do grupo ING

AFP

Entretanto, a praça financeira de Londres continua a ser atraente devido “ao grande número de talentos”, disse a porta-voz. A União Europeia alertou a Grã-Bretanha de que não vai permitir que o país se agarre às vantagens do setor financeiro, enquanto bloqueia a livre circulação de trabalhadores na sequência do Brexit. Apesar de o Reino Unido não pertencer à zona euro, os bancos britânicos têm beneficiado com o mercado único europeu e com a utilização do euro. Mas com a votação a favor da saída do Reino Unido da União Europeia no referendo a 23 de junho esta situação poderá estar ameaçada.

O banco norte-americano JP Morgan e o suíço UBS têm advertido para o facto de milhares de empregos poderem deixar o distrito financeiro de “Square Mile” para o continente europeu, nomeadamente a França e a Alemanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco ING transfere postos de trabalho de Amesterdão e Bruxelas para Londres

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião