EUA: Despedimentos atingem mínimo de 43 anos

1973 é o ano de referência para comparar a situação atual do desemprego nos Estados Unidos. As boas notícias vindas do departamento do Trabalho podem influenciar decisão da Fed.

O número de despedimentos nos Estados Unidos afundou para um mínimo de há 43 anos. Na primeira semana de outubro, o número de pessoas que requereu os benefícios enquanto desempregado fixou-se nos 246 mil. Este pode ser um sinal da força do mercado de trabalho e, por isso, abrir caminho a uma subida da taxa de juro.

Se Janet Yellen está a aguardar por melhores números no emprego, os dados divulgados esta quinta-feira pelo departamento do Trabalho norte-americano revelam que a taxa de novos desempregados só foi tão baixa em novembro de 1973.

Além disso, as previsões sobre a última semana de setembro foram revistas em baixa (menos três mil novos desempregados), fixando-se também nos 246 mil. De acordo com o Governo norte-americano, foram criados 156 mil novos empregos em setembro.

Há 15 semanas que o número de novos desempregados é inferior a 270 mil. Também só em 1973 é que se verificaram estes níveis na economia norte-americana. Esse é mesmo o ano de comparação com os níveis atuais: a taxa média das últimas quatro semanas situa-se nos 249 mil, o nível mais baixo desde 1973.

No total, até ao início de outubro, os Estados Unidos registaram 2,05 milhões de desempregados que recebem subsídio de desemprego.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA: Despedimentos atingem mínimo de 43 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião