EUA: Este ano mais gente vai votar e a culpa é do Facebook

  • Leonor Rodrigues
  • 13 Outubro 2016

A rede social criou um alerta para que os eleitores se registem para poderem votar nas próximas eleições.

Para promover o envolvimento dos cidadãos na política, o Facebook criou um alerta para os utilizadores norte-americanos se registarem para poderem votar online nas próximas eleições presidenciais, que acontecem já em novembro. “Está registado para votar? Registe-se agora para garantir que tem voz na eleição”, este era o lembrete que aparecia no início do feed de notícias dos utilizadores da rede social.

Graças a esta campanha, os registos no portal das eleições aumentaram significativamente: na Califórnia, por exemplo, contabilizaram-se 123 mil novos registos só no dia em que foi lançado o alerta (23 de setembro), sendo que 24% dos registos foram de residentes entre os 17 e os 25 anos, e 30% de residentes entre os 26 e os 35 anos, segundo o New York Times.

“É óbvio que a campanha no Facebook motivou os jovens eleitores a registarem-se”, afirma Alex Padilla, secretário de Estado da Califórnia. Resta agora esperar até ao dia 8 de novembro para confirmar se a percentagem de abstenção nestas eleições presidenciais baixou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EUA: Este ano mais gente vai votar e a culpa é do Facebook

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião