Netflix chinês pode valer dez mil milhões no mercado americano
Com 30 milhões de subscritores pagos, a iQiyi é a plataforma que lidera o mercado de streaming chinês. As conversações para a sua oferta pública inicial no mercado americano estão prestes a começar.
O Netflix chinês pode lançar-se no mercado de ações norte-americano já no próximo ano. A oferta pública inicial da iQiyi pode chegar a valer entre oito e dez mil milhões de dólares (entre 6,7 e 8,4 mil milhões de euros), confirmaram, esta terça-feira, fontes citadas pela Bloomberg.
Essa não é ainda uma avaliação fechada. As conversações com os bancos e negociadores americanos estão prestes a começar, o que significa que o valor final da oferta pode ainda mudar. Em comparação, a equivalente americana, a Netflix, está avaliada em 80 mil milhões de dólares.
O iQiyi é um serviço de streaming que fornece uma variedade de séries de televisão, filmes e documentários (pagos e gratuitos) aos seus utilizadores. A empresa que é detida pela Baidu, um dos maiores motores de busca chineses, é a única companhia deste tipo com licença para difundir os produtos originais da Netflix, na China.
Num momento em que os seus concorrentes — plataformas geridas pelo gigante grupo Alibaba e pela Tencent Holdings — estão a crescer, a compra e a produção de mais conteúdo são apontadas como chaves para que a iQiyi consiga manter a sua liderança do mercado de streaming.
Ambos os rivais já garantiram que investirão mais nos programas que oferecem. A qualidade mantém-se, assim, uma das estratégias principais da iQiyi para ultrapassar a sua marca atual dos 30 milhões de subscritores pagos (em 2016, o serviço registou 481 milhões de utilizadores ativos mensais) e gerar mais receitas publicitárias, mantendo-se no topo.
A iQiyi já é parceira da Netflix e pretende reforçar a sua ligação à Alphabet (holding que detém a Google), partilhando com essa empresa uma porção maior das suas receitas e dados. O acesso a muitos dos serviços da Google, como o Youtube, continuam barrados na China.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Netflix chinês pode valer dez mil milhões no mercado americano
{{ noCommentsLabel }}