Sem roaming, turistas europeus duplicam uso dos dados móveis

Os cidadãos da União Europeia que viajaram após 15 de junho - dia em que o roaming acabou - duplicaram o uso dos dados móveis face aos meses anteriores.

O primeiro verão sem roaming na União Europeia registou uma maior utilização dos dados móveis pelos turistas europeus. A percentagem de viajantes que utilizou esses serviços de forma frequente, tal como fazem no país de origem, duplicou após 15 de junho (31%). No período anterior essa percentagem era de 15%, revelou esta terça-feira um inquérito do Eurobarómetro.

Os primeiros resultados da abolição do roaming foram celebrados pela Comissão Europeia. “Os clientes estão contentes, o consumo está a aumentar e a procura de serviços móveis em viagem na UE é muito elevado”, sintetizou a comissária europeia Mariya Gabriel. Em comunicado, o vice-presidente responsável pelo Mercado Único digital, Andrus Ansip, garante até que “os operadores móveis estão a investir em redes para fazer face ao aumento da procura“.

O inquérito revela ainda que a percentagem de viajantes que nunca utilizou dados móveis no estrangeiro desceu para metade (21 %) a partir de 15 de junho, em comparação com os meses anteriores a essa data (42 %). Mais de dois terços dos europeus tem conhecimento da extinção das tarifas de itinerância — o conhecimento das novas normas aumentou para 86% após 15 de junho.

A Comissão Europeia refere que vários operadores assistiram a um aumento do tráfego de dados, o que reflete uma mudança de comportamentos nos consumidores europeus que viajaram. “Vários operadores comunicaram um aumento importante no tráfego de dados devido aos viajantes, multiplicado várias vezes durante este verão, em comparação com o verão de 2016 (de cerca de três a seis vezes e, em alguns casos, ainda mais)”, lê-se no comunicado da Comissão

O inquérito do Eurobarómetro foi realizado no final de agosto, cerca de dois meses e meio após a aplicação das novas regras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sem roaming, turistas europeus duplicam uso dos dados móveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião