Mude o futuro da saúde e vá ao Web Summit com o TechCare

  • ECO
  • 28 Setembro 2017

Empresas na fase de produção ou com protótipos em fase de testes podem candidatar-se até 15 de outubro. Startups selecionadas participarão num bootcamp e no Web Summit.

Como serão os cuidados de saúde daqui a dez anos? O grupo farmacêutico suíço Novartis juntou-se à Beta-i e à Deloitte Digital para incentivar as startups a pensar esse futuro hoje. Encontrar soluções, ferramentas e métodos tecnológicos que respondam às necessidades do ecossistema português é o propósito do TechCare, programa criado por estas entidades e cujas inscrições estão abertas até 15 de outubro.

“Procuramos startups que já tenham uma ideia em fase de produção ou protótipos em fase
de testes“, explicou ao ECO Luís Rocha, Diretor de Relações Institucionais e Acesso ao Medicamento. As áreas tecnológicas a explorar são: cloud health (serviços de armazenamento na nuvem que otimizem custos, segurança e performance), marketing digital, inteligência artificial, metadados, Internet das coisas, realidade aumentada e realidade virtual.

As dez melhores empresas participarão num bootcamp, na sede da farmacêutica, em Oeiras. Durante uma semana, representantes da Novartis e nomes relevantes de várias áreas do ecossistema da saúde estarão em contacto com os participantes. No final, um júri constituído por médicos, colaboradores da empresa suíça e responsáveis por algumas instituições médicas validará os produtos e fará a aferição das propostas de valor.

“O programa constitui-se como uma oportunidade para as startups acrescentarem valor, desenvolverem e validarem o seu produto com peritos na área da saúde. Durante o programa, as empresas terão acesso à rede Novartis e às sinergias da Deloitte e Beta-i que as ajudarão a adaptar o seu produto às reais necessidades do mercado“, acrescentou Luís Rocha.

Além disso, as dez empresas selecionadas poderão participar no Web Summit, conferência sobre tecnologia que acontece, anualmente, em Lisboa. Em aberto, fica o apoio da Novartis à concretização dos projetos. No bootcamp, a melhor ideia será avaliada no sentido da implementação de um piloto.

Insuficiência cardíaca, psoríase, espondiloartrites, asma, esclerose múltipla, patologias retinianas, oncologia e doença pulmonar obstrutiva crónica são as áreas terapêuticas a que o TechCare presta atenção. Os desafios propostos às startups vão no sentido do diagnóstico, gestão da doença, redes colaborativas e criação de valor.

Esta é a primeira edição da TechCare e reflete, segundo a empresa, a vontade de facilitar “a entrega e concretização da inovação ao serviço dos doentes e do sistema de saúde”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mude o futuro da saúde e vá ao Web Summit com o TechCare

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião