Isaltino Morais deverá vencer Oeiras com 42% a 46% dos votos

Isaltino Morais chegou a ver a candidatura chumbada pelo Tribunal de Oeiras, mas acabou por vencer as eleições com 42% a 46% dos votos.

Isaltino Morais venceu. O candidato independente conseguiu 42% a 46% dos votos, de acordo com as projeções da RTP e da Universidade Católica, regressando ao comando da Câmara de Oeiras para suceder a Paulo Vistas.

Em segundo lugar, surge Paulo Vistas, o atual presidente da Câmara, que também se candidatou como independente, com 13% a 15% dos votos. Com 12% a 14% dos votos, segue-se o PS. Já o PSD terá conseguido 8% a 10% dos votos e a CDU 8% a 10%.

Na reação a estas projeções, Paulo Vistas reconheceu que “o resultado fica aquém das expectativas” e disse estar “surpreendido” com estes valores. “Mas, em democracia, é assim. Estamos cá para continuar a trabalhar e para defender este projeto político independente”, disse o presidente cessante da Câmara de Oeiras.

Isaltino Morais reagiu depois, para dizer que, embora não sejam conhecidos os resultados definitivos, está em causa uma “grande vitória”. O candidato independente salientou que os oeirenses demonstraram que querem um novo ciclo de desenvolvimento. “Os oeirenses, ao votarem na nossa candidatura, disseram o que queriam para Oeiras”, “mas também disseram o que não queriam” e “é muito importante nós interiorizarmos bem o que os oeirenses não queriam, que é justamente para não cometermos os erros que foram cometidos por outros”, disse Isaltino. “O poder não é a cadeira, o poder é a capacidade para ouvir as pessoas”, frisou.

Isaltino Morais esteve à frente da Câmara Municipal de Oeiras durante 24 anos, pelo PSD, oito dos quais com Paulo Vistas, o atual presidente, a seu lado. Em abril de 2013, foi detido para cumprir uma pena de dois anos de prisão, por fraude fiscal e branqueamento de capitais. Saiu do Estabelecimento Prisional da Carregueira, em Sintra, antes de cumprir a pena, em junho de 2014, ficando em liberdade condicional e impedido de sair do país.

Três anos depois, anunciava que ia voltar a candidatar-se à Câmara de Oeiras, desta vez como independente. A campanha não foi fácil. Em agosto, o Tribunal de Oeiras chumbou a candidatura de Isaltino Morais, justificando que a lista de candidatos não estava datada nem assinada pelos mesmos.

O juiz Nuno Cardoso, responsável por esta decisão, acabou por ser afastado do processo e a candidatura do independente foi readmitida.

Notícia atualizada às 22h50 com mais informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Isaltino Morais deverá vencer Oeiras com 42% a 46% dos votos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião