Pessoal de escritório apresenta lista para comissão de trabalhadores da Autoeuropa

  • ECO
  • 2 Outubro 2017

Das seis listas que concorrem à Comissão de Trabalhadores da fábrica de Palmela, uma é de pessoal de escritório. Eleições realizam-se esta terça-feira.

As eleições para a Comissão de Trabalhadores (CT) da Autoeuropa, que se realizam esta terça-feira, estão a ser disputada por seis listas, sendo que uma dessas listas é de pessoal de escritório, encabeçada por Paulo Marques, escreve o Público (acesso condicionado) na edição desta segunda-feira.

Com cerca de quatro mil funcionários, a Autoeuropa afeta um terço ao setor dos serviços.

As outras listas candidatas são lideradas por Fernando Sequeira, que nas últimas eleições estava com António Chora, o histórico dirigente ligado ao Bloco de Esquerda e que se reformou no início do ano; Isidoro Barradas, ligado ao Sindel/UGT; José Silva do Sitesul/CGTP, Fausto Dionísio e Fernando Gonçalves.

As eleições surgem na sequência da demissão da atual Comissão de Trabalhadores da fábrica de Palmela, liderada por Fernando Sequeira, depois de os trabalhadores da Autoeuropa terem decidido em julho, avançar para uma greve histórica que se realizou em 30 de agosto, a primeira por razões laborais.

O facto de existirem seis listas poderá dificultar que um dos candidatos ganhe por maioria absoluta (seis dos onze lugares).

A nova Comissão de Trabalhadores irá negociar com a administração liderada por Miguel Sanches a compensação pela implementação dos novos horários de laboração contínua, na sequência da escolha desta fábrica para a produção a nível mundial do T-Roc (um veículo desportivo utilitário). A empresa defende que é preciso transformar o sábado num dia normal de trabalho, para que fosse possível estabelecer três turnos diários em seis dias da semana, e em troca haveria “uma folga fixa ao domingo e outra rotativa ao longo da semana”. A somar a isto, a Autoeuropa efetuaria “um pagamento mensal de 175 euros adicional ao que está previsto na lei, 25% de subsídio de turno e a atribuição de um dia adicional de férias”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pessoal de escritório apresenta lista para comissão de trabalhadores da Autoeuropa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião