Ryanair na mira da Autoridade Nacional da Aviação Civil
Primeiro a reguladora britânica, agora a autoridade nacional está de olhos postos no comportamento da Ryanair. A ANAC pretende apurar eventuais violações aos direitos dos passageiros.
As autoridades nacionais estão de olhos postos nos recentes cancelamentos da Ryanair. A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) encontra-se atualmente a inspecionar os aeroportos de Porto, Lisboa e Faro, na sequência de falhas nas escalas dos pilotos da companhia aérea, que levou ao cancelamento de centenas de voos. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal Público (acesso condicionado).
Embora a Ryanair informe que está a respeitar todos os regulamentos, a reguladora nacional explica à mesma fonte que as inspeções vêm tentar salvaguardar os direitos dos passageiros em matérias de reembolsos e reencaminhamentos. Depois de ter cancelado, de forma inesperada, 2.100 voos entre meados de setembro e finais de outubro, atingindo 315.000 clientes, a Ryanair anunciou em 27 de setembro novos cancelamentos de voos entre novembro deste ano e março de 2018 que podem atingir quase 400.000 clientes.
A ANAC emitiu no passado dia 19 um comunicado a disponibilizar um serviço de receção de queixas. No entanto, ainda não foi possível apurar quantas reclamações chegaram ao regulador. Já a Direção-Geral do Consumidor conta que já recebeu seis pedidos de informação, e o Centro Europeu do Consumidor em Portugal registou, “a receção de quatro pedidos de informação de consumidores, e de duas reclamações”, cita o Público. Já a DECO recebeu mais de 300 queixas em menos de uma semana.
Já na semana passada a Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido avançou com uma investigação à Ryanair, também no sentido de determinar se a companhia infringiu os direitos dos clientes.
A transportadora aérea irlandesa anunciou esta terça-feira que transportou 11,8 milhões de passageiros em setembro, mais 10% do que no período homólogo, apesar do cancelamento de voos. Segundo um comunicado, o índice de ocupação subiu dois pontos percentuais para 97%, o que, refere, foi sustentado pela adoção de tarifas mais baixas. A Ryanair informou ainda que nos últimos 12 meses terminados em setembro transportou um total de 127,3 milhões de passageiros, mais 12% do que no mesmo período precedente.
Kenny Jacobs, diretor de marketing da Ryanair, sublinhou que estes “números incluem os 2.100 voos cancelados durante os meses de setembro e outubro” e que a empresa já concluiu “os reembolsos ou remarcações de 98% dos clientes afetados nestes dois meses”. Em relação aos restantes 2% dos clientes afetados pelo cancelamento de voos, Kenny Jacobs disse que estes ainda não contactaram a transportadora.
Mais uma vez, no comunicado, a companhia aérea low cost pede “as mais sinceras desculpas aos clientes pelos cancelamentos que muito lamenta”.
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