Diogo Lacerda Machado pode voar da TAP para a frente da EDP
Diogo Lacerda Machado, atual administrador não executivo da TAP, é apontado como candidato à gestão executiva da EDP.
Diogo Lacerda Machado é o nome que se segue ao de Francisco Lacerda na lista dos potenciais novos presidentes para a energética nacional. As ligações do atual administrador da TAP ao grupo chinês HNA e à Geocapital, empresa do milionário chinês Stanley Ho, podem agradar aos acionistas chineses da EDP, avança o Jornal de Negócios (acesso pago)
No currículo, Diogo Lacerda Machado junta as ligações às chinesas HNA e Geocapital com a experiência profissional em Macau. A HNA é dona de 2,5% do capital da Atlantic Gateway, o consórcio que detém 45% da TAP. Por cá, é conhecido por ter renegociado a reversão da privatização da TAP, processo após o qual foi nomeado para o atual cargo de administrador não executivo. É também conhecida do público a amizade entre o gestor e o primeiro-ministro, António Costa.
O ECO tentou contactar Diogo Lacerda Machado, mas sem sucesso.
O nome de Diogo Lacerda Machado para suceder a António Mexia surge após Francisco Lacerda ter sido noticiado como hipótese pelo Expresso (acesso pago). A China Three Gorges, acionista chinesa da EDP, quer um substituto para Mexia de forma a eliminar as incertezas na empresa, após o atual presidente ter sido constituído arguido. Contudo, António Mexia já se mostrou disponível para permanecer no cargo, e acredita que seria a melhor escolha.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Diogo Lacerda Machado pode voar da TAP para a frente da EDP
{{ noCommentsLabel }}