EDP fecha venda do gás à REN. Vai abater 536 milhões da dívida

O processo de venda da EDP Gás à REN foi concluído. A energética vai conseguir, só com esta operação, reduzir a dívida líquida em 536 milhões de euros já este ano.

A EDP finalizou a venda da EDP Gás à REN Gás, um negócio que já tinha sido anunciado em abril. Com esta transação, a empresa de energia vai conseguir reduzir a dívida líquida em 536 milhões de euros já este ano.

De acordo com a informação avançada esta quarta-feira pela Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Energias de Portugal oficializou o negócio de alienação à REN Gás, com a venda de 100% do capital da EDP Gás, que detém a totalidade da EDP Gás Distribuição e EDP Gás GPL – Comércio de Gás de Petróleo Liquefeito.

Se para a REN, esta aquisição representa “uma importante aposta para a REN, mantendo o forte compromisso com a sua operação em Portugal, em linha com a sua estratégia de desenvolvimento de negócio”, para a EDP, a venda permite abater à dívida.

“Esta transação ocorre no seguimento do plano de negócios anunciado em maio de 2016, o qual comportava oportunidades para alienações de ativos e resultará numa redução de dívida líquida de 536 milhões de euros no presente ano“, refere a empresa em comunicado.

Esta amortização de dívida “permitirá reforçar os objetivos de desalavancagem delineados pela EDP, bem como aumentar o nível de integração do modelo de negócio da EDP”, pode ler-se no comunicado.

EDP Gás, mas há ainda milhões da Naturgás

Além dos 536 milhões conseguidos para reduzir a dívida, a energética avançou que tem ainda os 700 milhões resultantes da venda da Naturgás, em março deste ano. Com essa venda, concluída por 2.591 milhões de euros, a EDP esperava conseguir financiar a OPA à Renováveis, que se previa custar 1,3 mil milhões de euros à casa-mãe.

No entanto, em agosto, as coisas não correram como a energética previa, tendo ficado com muito poucas ações da EDP Renováveis, depois de os investidores terem considerado o valor oferecido pelas ações demasiado baixo.

A EDP ficou com 82,56% da EDP Renováveis após a OPA. No total, conseguiu comprar 43,9 milhões de ações da EDP Renováveis, o equivalente a apenas 5,03% dos cerca de 22,5% de capital que ainda não detinha na cotada presidida por Manso Neto. Com isto, em vez dos 1,3 mil milhões esperados, a empresa gastou apenas 300 milhões. A diferença entre o que recebeu na venda e o que gastou na OPA vai servir para abater a dívida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP fecha venda do gás à REN. Vai abater 536 milhões da dívida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião