Pensões aumentam pelo menos dez euros

  • ECO
  • 10 Outubro 2017

A proposta do PCP, que já foi aceite pelo Governo, dá um aumento mínimo de dez euros às pensões. Fonte governamental avisa, no entanto, que esta subida pode não chegar a todos.

O PCP conseguiu uma garantia do Governo quanto à sua proposta: os pensionistas irão ver aumentos de pelo menos dez euros. Quem tem pensões mais baixas terá direito a um aumento percentual maior. Mas esta subida poderá não ser para todos.

João Oliveira, o líder parlamentar do PCP, afirmou ao Negócios: “O Governo já admitiu o aumento mínimo de 10 euros para todos os pensionistas”.

Os dez euros são um valor mínimo, que forçará a atualização da lei de forma a garantir este valor. Dependendo da inflação que se verifique no final do ano, que pode ser de 1,2% ou 1,3%, o patamar dos 10 euros deverá ser aplicado a pensões até 588 euros ou 555 euros por mês. No entanto, fonte governamental já disse ao jornal que ainda não está decidido se o limite de 10 euros se aplicará a todos os reformados com pensões até àqueles valores. O critério a utilizar ainda está em estudo.

António Costa anunciou na última quarta-feira no Parlamento que o crescimento económico permitirá um aumento real de todas as pensões até 842,60 euros. Mas para que isto aconteça, o PIB tem de crescer 2,44% no terceiro trimestre, de acordo com o cenário do Governo.

Para uma inflação de 1,2%, as pensões até 842,60 euros (2IAS) beneficiariam de um aumento de 1,7%. Entre os 2 e 6 IAS, a atualização respeitará o nível da inflação (1,2%) e a partir de 6 IAS, descontam-se 0,25 pontos percentuais à inflação, colocando o aumento nos 0,95%.

Contactada pelo ECO, fonte oficial do gabinete do Ministro do Trabalho, afirmou que “o Governo não finalizou a proposta orçamental, incluindo a política de pensões”.

(notícia atualizada às 13:00)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pensões aumentam pelo menos dez euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião