Preços das casas em Portugal crescem o dobro da Zona Euro

Os preços das casas cresceram, em média, 8% em Portugal no segundo trimestre deste ano. Na Zona Euro o aumento de preços foi 3,8% no mesmo período.

Os preços das casas não param de aumentar em Portugal, que diverge cada vez mais da média dos preços dos imóveis praticados na Zona Euro. Dados divulgados pelo Eurostat indicam que, no segundo trimestre deste ano, os preços das casas aumentaram o dobro face ao crescimento dos preços registado na área do Euro.

Dados do gabinete europeu de estatísticas mostram que naquele período os preços das casas aumentaram 8%, em Portugal, face aos valores do segundo trimestre do ano passado. Este valor compara com uma subida de 3,8% dos preços verificada no mesmo intervalo de tempo na Zona Euro. Na União Europeia, o aumento foi de 4,4% no mesmo período.

Portugal continua assim a figurar entre os países europeus que registam o maior crescimento dos preços dos imóveis. Dentro do espaço do euro, apenas a Irlanda, a Letónia, a Lituânia e a Eslovénia registaram níveis de crescimento de preços mais acentuados no segundo trimestre deste ano. Para Portugal, tratou-se ainda do quarto trimestre em que os preços das casas aceleraram.

Entre os países da Zona Euro, o único a registar uma quebra dos preços face ao mesmo período do ano passado, foi a Itália, onde os preços caíram 0,2%.

De salientar que o aumento dos preços dos imóveis segue a recuperação do setor imobiliário em Portugal, que está a ser alimentado pela maior disponibilidade dos portugueses para comprar casa perante a melhoria das perspetivas económicas, mas também pela maior abertura dos bancos para emprestarem dinheiro. Há também uma crescente pressão nos preços resultante do interesse dos investidores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços das casas em Portugal crescem o dobro da Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião