Novo Banco: Ministério das Finanças diz que a venda ao Lone Star “estará concluída nos próximos dias”

  • Rita Atalaia
  • 11 Outubro 2017

Depois de Bruxelas ter dado luz verde à venda do Novo Banco ao Lone Star, o Ministério das Finanças afirma agora que esta alienação deve acontecer "nos próximos dias".

Mário Centeno afirma que a venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star “estará concluída nos próximos dias”. Isto depois de as autoridades europeias terem dado a aprovação que faltava para que este processo se concretize.

“A Comissão Europeia aprovou, hoje, a venda do Novo Banco, completando-se assim a resolução do BES de 2014. Com esta determinação, o processo de alienação do Novo Banco pelo Fundo de Resolução à Lone Star estará concluído nos próximos dias”, de acordo com um comunicado enviado pelo Ministério das Finanças às redações.

A Comissão Europeia aprovou, hoje, a venda do Novo Banco, completando-se assim a resolução do BES de 2014. Com esta determinação, o processo de alienação do Novo Banco pelo Fundo de Resolução à Lone Star estará concluído nos próximos dias.

Ministério das Finanças

“O Governo assinala a decisão da Comissão Europeia que encerra mais uma etapa muito importante para a estabilidade do sistema financeiro e para a dinamização da economia portuguesa”, acrescenta, referindo-se à decisão de Bruxelas de aprovar a ajuda estatal no âmbito da venda do Novo Banco.

Depois de as autoridades europeias terem concluído que a aquisição não levantava dúvidas porque o banco de transição e o fundo norte-americano “não têm atividades sobrepostas na banca em Portugal”, as autoridades europeias deram esta quarta-feira o ‘ok’ à ajuda estatal. Ou seja, à garantia de 3,9 mil milhões prestada pelo Fundo de Resolução para acautelar o risco do chamado side bank.

“A injeção de mil milhões de euros pela Lone Star, juntamente com o plano de reestruturação e as medidas aprovados pela Comissão, em conformidade com as regras da União Europeia em matéria de auxílio estatal, irão garantir a viabilidade a longo prazo do Novo Banco”, remata o ministério.

Para Bruxelas, esta aprovação vai “permitir que o novo dono avance com o ambicioso plano de reestruturação que tem como objetivo garantir a viabilidade de longo prazo do banco, enquanto limita distorções da concorrência”.

(Notícia atualizada às 13h02 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Banco: Ministério das Finanças diz que a venda ao Lone Star “estará concluída nos próximos dias”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião