Retalho e energia arrastam PSI-20 para o vermelho

  • Rita Atalaia
  • 17 Outubro 2016

Quedas no retalho e na energia ditam perdas da bolsa nacional. O índice PSI-20 cede 0,2% no arranque da semana, em contraciclo com a Europa.

A bolsa lisboeta abriu em baixa, arrancando a semana num tom negativo. O índice PSI-20 cede 0,19%, para os 4.613,51 pontos, pressionado pela queda dos títulos do setor energético e retalho. As ações europeias seguem em alta. Os investidores aguardam pela reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).

A Jerónimo Martins cede 0,6%, enquanto a Galp Energia cai 0,4%. Os preços do petróleo estão novamente em queda, o que pressiona a petrolífera portuguesa. Os barris do Brent e do WTI estão em território negativo, mas ainda acima dos 50 dólares por barril. Já o grupo EDP regista um movimento misto. A casa-mãe sobe 0,1% e a subsidiária EDP Renováveis recua 0,4%.

A ações da Mota-Engil registaram uma subida acentuada de 3,26% para os 1,77 euros na semana passada, depois de a empresa ter apresentado o plano estratégico. Hoje, os títulos da construtora recuam hoje 0,2% para 1,79 euros.

O setor bancário segue com poucas alterações. O Banco BPI sobe 0,2% para 1,13 euros e o Banco Comercial Português segue inalterado nos 0,0154 euros.

No panorama europeu, o Stoxx 600 arrancou em alta de 1,3%. Os investidores vão analisar os dados referentes à inflação da Zona Euro, para tentarem perceber se as medidas que estão a ser aplicadas pelo banco central estão a surtir efeito. Haverá mais pistas na próxima quinta-feira, quando decorre a reunião do BCE.

Os mercados esperam para ver se Mario Draghi vai fazer alguma alteração ao esquema do programa de compra de ativos para evitar uma possível escassez de ativos. No início deste mês, notícias de que o banco central poderá reduzir o programa agitaram os mercados.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Retalho e energia arrastam PSI-20 para o vermelho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião