Preço da eletricidade vai baixar 0,2%. É a primeira descida em 18 anos

A ERSE propõe uma redução dos preços da eletricidade no próximo ano. A redução de 0,2% entrará em vigor a 1 de janeiro.

A fatura da eletricidade vai descer no arranque do ano. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propõe que os preços baixem em 0,2% a partir de 1 de janeiro de 2018, sendo esta a primeira redução de preços em 18 anos. A redução será, contudo, quase impercetível para os consumidores: numa fatura de 45,70 euros, a descida é de nove cêntimos.

“A variação entre 2017 e 2018 das tarifas de venda a clientes finais em Baixa Tensão Normal (BTN) dos comercializadores de último recurso proposta ao Conselho Tarifário é de uma redução de 0,2%“, refere o comunicado do regulador do setor energético. É preciso recuar ao ano 2000 para encontrar uma descida no valor da eletricidade.

O Governo assinalou “com apreço a descida, pela primeira vez, nos últimos 18 anos, da tarifa da eletricidade destinada às famílias”. Em comunicado, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, salientou que “esta é a segunda vez consecutiva que os consumidores nacionais beneficiam deste pacote legislativo com vista a controlar custos do sistema elétrico”.

Na mesma nota, citada pela Lusa, o governante destaca ainda “o conjunto de medidas legislativas aprovadas pelo Governo para reforçar a transparência, rigor e competitividade dos preços da eletricidade”.

“Esta variação tarifária para 2018 resulta da conjugação de vários fatores com impactos em sentidos opostos”, nota a ERSE, apontando para o serviço da dívida, a evolução do custo dos combustíveis, as transferências do Fundo de Sustentabilidade Sistémica do Setor Energético, a revisão do nível eficiência exigido pela regulação e medidas legislativas mitigadoras de custos.

Esta redução terá, contudo, um efeito prático muito pouco percetível para os consumidores. “A expressão, nos orçamentos familiares, da redução subjacente à proposta de tarifas de venda a clientes finais transitórias para 2018 é de 0,09 euros, para uma fatura média mensal de 45,70 euros”, refere a ERSE.

“Quanto às tarifas sociais de venda a clientes finais em BTN dos comercializadores de último recurso aplicáveis em todo o território nacional beneficiam de um desconto de 33,8% em relação às tarifas de venda a clientes finais, estabelecido por despacho do membro do Governo responsável pela área da energia”, acrescenta.

Os consumidores abrangidos pelas tarifas sociais de venda a clientes finais, uma vez que já contam com um desconto de 33,8% nas tarifas, ainda sentirão uma redução menos expressiva. Estes clientes “terão uma redução na fatura mensal de eletricidade no valor de 0,05 euros, para uma fatura média mensal de 20,40 euros”, remata a ERSE.

(Notícia atualizada às 19h43 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço da eletricidade vai baixar 0,2%. É a primeira descida em 18 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião