Recibos verdes: Subida de isenção de IVA já não avança

  • Marta Santos Silva e Lusa
  • 13 Outubro 2017

Numa versão preliminar da proposta do Governo para o OE, pretendia-se duplicar o limite anual acima do qual os trabalhadores independentes pagam IVA, para chegar aos 20 mil euros. A medida caiu.

A versão final da proposta do Governo para o Orçamento do Estado para 2018 não contém uma medida que tinha sido muito falada nas versões preliminares: uma proposta de vir a aumentar para o dobro o limite a partir do qual os trabalhadores independentes pagam IVA.

A proposta, que existia em versões preliminares divulgadas pela comunicação social, dirigia-se aos trabalhadores por contra própria sem contabilidade organizada. O Governo pedia uma autorização legislativa que lhe permitiria alterar, ao longo de 2018, o regime especial de isenção de IVA, para o duplicar, de maneira a chegar aos 20 mil euros, em vez dos atuais dez mil.

O Executivo pretendia ainda que este regime de isenção de IVA só terminasse quando o sujeito passivo ultrapassasse o limite de 20 mil euros “em três anos civis consecutivos ou sempre que seja ultrapassado, num único ano, em mais de 25%”. No entanto, esta sugestão já não consta da proposta de lei oficial que será avaliada pelo Parlamento.

Atualmente, o Código do IVA prevê que os trabalhadores sem contabilidade organizada para efeitos do IRS (recibos verdes) ou IRC (empresas em nome individual) e que não pratiquem operações de importação, exportação ou atividades conexas estejam isentos deste imposto até um volume de negócios anual de dez mil euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Recibos verdes: Subida de isenção de IVA já não avança

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião