Reino Unido quer acordo sobre Brexit no primeiro trimestre de 2018

Os britânicos esperam manter, durante dois anos, as atuais condições de acesso ao mercado único europeu.

O Reino Unido espera conseguir um esboço de acordo com a União Europeia, que defina as regras de transição que irão aplicar-se depois de o país abandonar a região, no primeiro trimestre de 2018. A expectativa foi partilhada por David Davis, ministro britânico responsável pela pasta do Brexit, citado pela Reuters.

Os britânicos vão abandonar a União Europeia em março de 2019. A partir desse momento, esperam conseguir um período de implementação, de dois anos, durante o qual o acesso ao mercado único europeu se mantenha praticamente inalterado. É esse acordo que o Reino Unido espera que fique fechado já no início do próximo ano, mas, para já, a incerteza mantém-se.

Gostaria de ter os traços gerais acordados, se fosse possível, no primeiro trimestre. Mas é uma negociação“, disse David Davis, citado pela Reuters.

O ministro britânico adianta ainda que espera ter uma resposta da União Europeia relativamente às suas propostas para o Brexit até dezembro. Depois disso, um acordo que permita ao Reino Unido manter as condições atuais de acesso ao mercado único deverá ser alcançado rapidamente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reino Unido quer acordo sobre Brexit no primeiro trimestre de 2018

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião